1 Leia o boxe "Uma literatura nacional" e o seguinte trecho do texto. "O pranto desfiava de seu belo semblante; e as gotas que rolavam a uma e uma caiam sobre o regaço, onde já palpitava e crescia o filho do amor. Assim caem as folhas da árvore viçosa antes que amadureca o fruto. O que espreme as lágrimas do coração de Iracema? - Chora o cajueiro quando fica tronco seco e triste. Iracema perdeu sua felicida- de, depois que te separaste dela." a. No trecho, há o emprego de comparação nas falas do narrador e de Iracema. Quais são os elementos comparados? b. Que emprego pouco comum quanto à pessoa gramatical se observa na fala de Ira- cema? Justifique sua resposta com elementos do texto. c. Considerando-se o projeto de construção de uma literatura nacional imaginado por Alencar, que efeito de sentido o emprego de comparação e de construção pouco comum quanto à pessoa gramatical produz no texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Na fala de Iracema, observamos o uso da 3ª pessoa gramatical no lugar da 1ª pessoa para falar de si mesma. Ou seja, Iracema se refere a si mesma por Iracema, em vez de usar o pronome "eu".
"Iracema perdeu sua felicidade" deveria ser "Perdi minha felicidade".
b) A construção pouco comum quanto a pessoa gramatical tenta sugerir a fala do índio, dando nacionalidade à literatura. E a comparação com elementos da natureza enfatiza a vida selvagem, representando as raízes da nossa cultura.
O trecho do texto referente a sua questão é:
"O pranto desfiava de seu belo semblante; e as gotas que rolavam a uma e uma caíam sobre o regaço, onde já palpitava e crescia o filho do amor. Assim caem as folhas da árvore viçosa antes que amadureça o fruto.
- O que espreme as lágrimas do coração de Iracema?
- Chora o cajueiro quando fica tronco seco e triste. Iracema perdeu sua felicidade, depois que te separaste dela."
C) A escrita como um todo de José de Alencar é diferenciada. O autor prefere abraçar o sentimento nacional e escrever sobre as belezas de seu país e de seus povo. No caso, Iracema representa a beleza indígena, algo particularmente brasileiro; pois aqui existiam diversas tribos únicas.
Isso colaborou para a construção de uma identidade e uma literatura nacional.
Explicação:
espero ter ajudado