Português, perguntado por janacanutocapioz0cbn, 10 meses atrás

1) Leia estes textos. Texto I Gilka Machado (1893-1980) foi uma pessoa de ativa participação política, tendo fundado o primeiro partido para mulheres e lutado ativamente pelo direito ao voto. Em uma época em que a intimidade feminina era sinônimo de tabu, Gilka escreveu sobre ela. (GUERRA, Bruna Tella; MARINHO, Mariana Paiva. Literaturas de Língua Portuguesa IV. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2019, p. 41.) Texto II . Meu corpo todo, no silêncio lento em que me acaricias, meu corpo todo, às tuas mãos macias, é um bárbaro instrumento que se volatiza em melodias… e, então, suponho, à orquestral harmonia de meu ser, que teu grandioso sonho diga, em mim, o que dizes, sem dizer. Tuas mãos acordam ruídos na minha carne, nota a nota, frase a frase; colada a ti, dentro em teu sangue quase, sinto a expressão desses indefinidos silêncios da alma tua, a poesia que tens nos lábios presa, teu inédito poema de tristeza, vibrar, cantar, na minha pele nua. Após as leituras, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I) Gilka rompe com os paradigmas em uma sociedade conservadora em que as mulheres pouco se manifestavam, PORQUE, II) suas obras exaltavam o amor, o desejo, a sexualidade feminina e criticavam o papel imposto à mulher como forma de denuncia à opressão. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
10

A alternativa correta é a letra b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

I- Verdadeira. Gilka Machado rompe com a sociedade conversadora da época porque tinha voz ativa na política.

Só pelo fato de participar ativamente desta esfera, já rompia com o que a população pregava na época já que as mulheres tinham que ser submissas e não tinham voz na política.

Porém, Gilka veio para acabar com os padrões.

II- Verdadeira. As obras de Gilka apresentavam temas como amor, desejo e sexualidade, algo que as mulheres teoricamente não poderiam falar, como pensava a sociedade da época.

Entretanto, Gilka rompia os padrões e criticava o fato de que a mulher era oprimida.

Abraços!


adrianamachado1: Resposta certa e comentário perfeito!
Respondido por silvane3948
35

Resposta:

1B 2C 3d 4b 5E corrigidas ja

Perguntas interessantes