Português, perguntado por demons78, 1 ano atrás

1)
Leia este fragmento:

A leitura é algo vivo, que ultrapassa os muros da escola. Mas a escola é um espaço onde podemos trabalhar com as histórias orais de modo significativo.

Considerando contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I) A narrativa ocupa um lugar privilegiado na formação das crianças. É por meio

dela que, desde pequenos, conseguimos sonhar, enfrentar medos, vencer angústia, desenvolver a imaginação ou até conhecer outras civilizações.

II) A narrativa dá acesso a uma parte da herança cultural da humanidade. Tudo isso nos ajuda a entender como a arte de contar histórias tem percorrido até os dias de hoje um caminho tão longo.

III) É pela prática da leitura, mediada por um narrador, que, progressivamente, as crianças conquistam uma autonomia cada vez maior – por isso, a leitura e a contação de histórias devem ser experiências frequentes para as crianças.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas I.

b)
apenas II.

c)
apenas I e II.

d)
apenas II e III.

e)
I, II e III.

2)
Leia o trecho seguinte:

Quando teve início no Brasil, no final do século 19, a literatura infantojuvenil também veio carregada de censura, usada pelos adultos para incutir seus valores nas crianças. A censura foi discutida quando tratamos das adaptações dos contos de fadas e de clássicos. Desse modo, fica clara a afirmação de Zilberman (1985, p. 26) de que a literatura infantojuvenil foi "produzida pelos adultos" e "manipulada por eles, tendo em vista a dominação da infância".

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 136.)

A respeito da ideologia presente na literatura infantojuvenil, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A ideologia presente na literatura infantojuvenil é um aspecto mais claro em umas épocas do que em outras.

( ) Ela incluía a inculcação de valores patrióticos, valorização dos "heróis" da pátria, moralidade, religiosidade, valorização da família e do amor materno e também alguns preconceitos.

( ) Essa literatura só não propiciava a adoção de hábitos de consumo ou de comportamentos socialmente preferidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V – V – F

b)
V – V – V

c)
V – F – V

d)
F – V – V

e)
F – V – F

3)
Leia este excerto:

Zilberman (1985) trata do conceito da criança como centro de interesses da família unicelular e lembra que os primeiros textos infantojuvenis são de cunho didático e caráter moralizante. Ela faz uma classificação sobre a representação da família, colocando-a em três modelos: eufórico, crítico e emancipatório.

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 139.)

Analise esses modelos e as características apresentadas:

(1) eufórico

(2) crítico

(3) emancipatório

(a) a criança é frágil e só está segura quando dentro de casa, protegida pelos pais. Os heróis que saem ou fogem de seus lares se arrependem e acabam sempre retornando. Além disso, os progenitores são os que regulam a vida familiar e são os detentores do poder econômico.

(b) modelo que traz uma representação verista do contexto social urbano, denunciando os desequilíbrios domésticos, escondidos no modelo eufórico. As obras classificadas nesse modelo documentam o cotidiano, descrevendo famílias que não conseguem resolver os conflitos trazidos pelas crianças.

(c) traz uma proposta renovadora no tratamento das relações familiares, com os heróis em posição autônoma em relação à dominação dos progenitores e, desse modo, havendo uma supressão dos modelos estanques entre adultos e crianças e da dependência dessas em relação àqueles.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas:

a)
1a – 2c – 3b

b)
1b – 2c – 3a

c)
1a – 2b – 3c

d)
1b – 2a – 3c

e)
1c – 2b – 3a

4)
Leia e resolva:

Observamos que a própria indústria do cinema, na pós-modernidade, acabou por questionar os contos de fadas, trazendo outras versões. Usamos o termo paródia de acordo com Sant´Ana (1991) para definir os textos que apresentam semelhanças com as versões mais comuns, mas com desvios em relação ao modelo seguido, que podem propor um questionamento na forma da comicidade. E aqui podemos considerar modelos padronizados dos contos de fadas as versões de Perrault, Irmãos Grimm e as versões da Disney, nas suas variações.

(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 153.)

Assinale a alternativa que apresenta uma paródia das histórias clássicas:

Alternativas:

a)
Chapeuzinho Vermelho

b)
Branca de Neve e os Sete Anões

c)
A Bela Adormecida

d)
Encantada

e)
Rapunzel

Soluções para a tarefa

Respondido por melrodriguesfirst
7

Resposta:

1 - e)

I, II e III.

2 - a)

V – V – F

3 - c)

1a – 2b – 3c

4 - d)

Encantada

Explicação:

O material está bem acessível em relação as respostas. Confirmadas pelo AVA


danieldesousa: bom dia faço trabalhos acadêmicos, possuo também o portfolio de Letras (fanfic). contato 67 991324766
Respondido por rudimilamarcelaa
1

1 - eI, II e III.

2 - a) V – V – F

3 - c) 1a – 2b – 3c

4 - d)

Perguntas interessantes