1. Leia e responda:
a) Por que Plutão hoje em dia é considerado um planeta anão?
b) Em que ano esta mudança aconteceu?
2. O que são corpos celestes?
3. Dê exemplos de corpos celestes
4. O que são Asteróides?
5. Onde se localizam a maioria dos Asteróides?
6. O que é um meteoroide?
7. O que são meteoritos?
8. O que são Satélites?
9. O que são estrelas?
10. O que acontece quando acaba o combustível de uma estrela?
11.O que são cometas?
12. Como são constituídos os cometas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.a)Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
b)há 12 anos
2.Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral.
3.asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites.
4.Os asteroides são pequenos corpos rochosos que possuem órbita definida ao redor do Sol.
5.podem ser encontrados em várias regiões do sistema solar, mas a maioria se encontra entre a órbita de Marte e de Júpiter na região conhecida como Cinturão de Asteróides.
6.Meteoroides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço
7.meteorito é a denominação dada quando um meteoroide, formado por fragmentos de asteroides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira
8.Tudo o que se move no espaço dentro de uma órbita chama-se satélite. A Terra é um satélite do Sol e também o são os outros planetas de nosso sistema solar. A Lua é o nosso satélite porque gira em volta da Terra e há sete planetas que também têm satélites ou luas a girar em torno deles.
9.Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pela pressão de radiação.
10.Quando acaba o combustível --e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro-- e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova.
11.Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.
12.Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. ... Quando um cometa se aproxima do Sol, os gases que estavam congelados se aquecem, passam diretamente para o estado de vapor (sublimação) e são expelidos do núcleo. Com os gases, saem também os grãos de poeira cósmica.
Explicação:espero ter ajudado;)
Resposta:1-) a )para ser um planeta: o corpo deve ser esfércio; girar em torno do sol; e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho.
Plutão está em uma região de vários objetos, chamada de Cinturão de Kuiper, por isso perdeu o status de planeta. é passou a ser um planeta anão.
1-) B) Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006.
2-) Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral.
3-) satélites, planetas, meteoros, cometas, estrelas, asteroides entre outros.
4-) Asteróides são objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol, mas muito pequenos para serem considerados planetas.
5-) a maioria se encontra entre a órbita de Marte e de Júpiter na região conhecida como Cinturão de Asteróides.
6-) Meteoroides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço e que, segundo a Organização Internacional de Meteoros, possuem dimensões significativamente menores que um asteroide e significativamente maiores que um átomo ou molécula, distinguindo-os dos asteroides e da poeira interestelar.
7-) Meteoritos são pedaços de rocha e metal de asteroides e outros corpos planetários que sobrevivem a sua jornada através da atmosfera e caem no solo terrestre.
8-) Os satélites são corpos celestes que giram em torno de planetas pela força da gravidade. Podem ser naturais como a Lua que gravita em torno da Terra ou artificiais que são veículos espaciais colocados na órbita de um planeta, de outro satélite ou do Sol.
9-) Estrela é um astro que tem luz e calor próprios e que mantêm praticamente as mesmas posições relativas na esfera celeste. Apresenta um brilho cintilante, o que as destingue dos planetas. É uma esfera de plasma grande e luminosa que pela gravidade é mantida íntegra. É composta de helio e outros elementos mais pesados.
10-) Quando acaba o combustível --e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro-- e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova.
11-) Cometas são corpos celestes de massa pequena e órbitas irregulares. São praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas. Entre os cometas mais conhecidos está Halley.
12-) São formados, além de gelo, por minerais e materiais voláteis como, por exemplo, dióxido de carbono, gás metano, entre outros.
A cauda do cometa é formada em função derretimento de seus componentes quando este se aproxima do Sol.
Explicação: