1) Leia e/ou ouça a música “Trem Bala”.
2) Agora, vamos entender a música? Releia o trecho da música que diz:
"Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada
momento, sorriso a se compartilhar".
3) Agora, leia esta definição de felicidade:
"Ser feliz é fechar os olhos e não desejar mais nada e, para isso, basta que
deixemos de medir a felicidade pelo dinheiro que temos ou deixamos de ter e
passemos a medir por aquelas pequenas coisas que não trocaríamos nem por
todo o dinheiro do mundo."
(Fonte: O Segredo: Felicidade é saber apreciar as pequenas coisas da vida)
4) Agora, responda às questões propostas em seu caderno ou bloco de notas:
a) Na sua opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma? Você
concorda com eles?
b) Na sua opinião, a maioria das pessoas busca a felicidade nas pequenas coisas
ou nas coisas que o dinheiro pode comprar?
c) Qual é o significado da expressão "trem-bala" empregada no último parágrafo
da música?
d) O que quer dizer na frase: “É saber se sentir infinito / Num universo tão vasto e
bonito.”.
e) Que ensinamento podemos tirar do trecho da música: “É sobre escalar e sentir/
que o caminho te fortaleceu”?
f) No trecho do texto: “É sobre dançar na chuva de vida/ Que cai sobre nós”, o
que quer dizer? .
g) Em: “Porque quando menos se espera/ A vida já ficou pra trás”, que tipo de
reflexão podemos fazer?
h) Qual é a mensagem central da música? Comente.
i) Escreva o trecho que você mais gosta da sua música preferida. Comente
porque esse trecho é interessante.
ajude me
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Na minha opinião, os dois trechos tratam a felicidade da mesma forma. Concordo com eles, pois deveríamos levar em conta a felicidade como um todo, deixando de lado o valor que o dinheiro traz em nossas vidas e apreciando mais as pequenas coisas.
b) Na minha opinião, as pessoas infelizmente buscam felicidade nas coisas que o dinheiro pode comprar. Elas pensam que o dinheiro é a razão da felicidade, e que os bens materiais são muito mais importantes do que as pequenas coisas que a vida pode proporcionar.
c) O significado da expressão "trem-bala" empregado no último parágrafo da música é que o tempo passa tão rápido quanto um trem-bala, e que devíamos aproveitar mais os momentos preciosos de nossas vidas.
d) A frase tem o intuito de passar uma mensagem, essa que fala sobre sermos seres únicos presentes num universo bonito e incrível. É se sentir vivo diante à beleza do universo.
e) O ensinamento que podemos tirar desse trecho da música é que o caminho, por mais que repleto de obstáculos e dificuldades, irá nos fortalecer, irá nos fazer mais destemidos. Depois de passar por tantos imprevistos e dificuldades, percebemos que evoluímos e nos sentimentos fortalecidos.
f) O trecho desse texto quer dizer que devemos aproveitar e provar dos momentos felizes e bonitos que caiem sobre nós, que a vida nos dá.
g) A reflexão que podemos fazer é de que o tempo passa rápido, e sem perceber, já estamos no fim da estrada, não há volta, por isso devemos desfrutar das pequenas coisas e agradecer por estarmos aqui.
h) A mensagem central da música é mostrar um ponto de vista esperançoso e bonito sobre a vida. É dizer que mesmo não podendo ter tudo, deveríamos estarmos presentes em cada momento, sentir-se vivo. Aproveitar cada segundo, pois tudo passa depressa.
i) "Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir".
Esse trecho é interessante porque aborda muito do fato de que somos apenas seres diante de um repleto universo, e que estamos aqui nessa jornada passageira, não estamos aqui eternamente, por isso, assim como diz a letra da música, abraçar os pais e aqueles que te amam é o mais belo que existe, e o mais importante é viver, mesmo sendo complicado muitas vezes.
Espero ter ajudado!
4.a) Sim. Os dois trechos relatam que a felicidade não está no dinheiro ou na riqueza, mas nas pequenas coisas que fazem parte da nossa vida cotidiana, como: família, amigos, sentimentos e experiência de vida.
b) É muito comum que as pessoas tentem encontrar a felicidade no dinheiro e no gasto excessivo de coisas superficiais e fúteis.
c) "Trem-bala" refere-se à vida e sua passagem corrida. A vida, por ser finita e efêmera, como diz a canção, precisa ser valorizada e está acima de qualquer dinheiro.
d) A frase enfatiza a intensidade da vida e demonstra a importância de aproveitá-la, pois, mesmo que ela não seja eterna, ela apresenta infinitas possibilidades de se viver.
e) Neste trecho, a música relata que as dificuldades fazem parte da vida e que elas são lições para serem tiradas e consideradas.
f) A frase expressa que a vida precisa ser vivida e reconhecida; necessita ser aproveitada e vivida de modo abundante e intenso.
g) Nesta passagem, a canção explicita que a vida é curta, passa rápido e que a velhice está cada vez mais próxima e, por isso, a vida precisa ser vivida, já que a morte é uma certeza universal.
h) A canção traz uma mensagem de intensidade e supervalorização da vida em suas pequenas coisas e escolhas. Tudo deve ser aproveitado e considerado, pois tudo é fugaz e efêmero.
i) "Não é sobre tudo que o teu dinheiro é capaz de comprar / E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar". Este trecho simboliza a importância das coisas mais simplórias serem preservadas e que a felicidade não está nos bens materiais.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29963369