História, perguntado por Emgmailcom, 1 ano atrás

1) Leia com atenção o trecho abaixo: "[...] a política monetária que o governo imperial brasileiro mantinha não era capaz de proporcionar a liquidez necessária para fazer frente ao progresso das atividades econômicas, especialmente após a libertação dos escravos e a difusão do trabalho assalariado. O governo republicano buscou solucionar este problema através de uma série de reformas bancárias e monetárias voltadas a aumentar a liquidez da economia." (FILOMENO, Felipe Amin. A crise Baring e a crise do Encilhamento nos quadros da economia-mundo capitalista. Economia e Sociedade. Campinas, v. 19, n. 1 (38), p. 157, abr. 2010.). A série de reformas citadas no texto acabaram causando a famosa crise do Encilhamento, que provocou a alta inflação e muitas falências. Assinale a alternativa que explica corretamente os motivos do desastre desta política econômica.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
0
Olá,

a pergunta remete à crise do encilhamento.

Primeiramente, cabe assinar que encilhar é um termo vindo do hipismo, sendo o movimento de arrear o cavalo antes de uma corrida.

 Após o fim da escravidão e a proclamação da república, o Brasil precisava modernizar-se economicamente.

Assim, o governo brasileiro procurou estimular a criação de indústrias no país. Por isso, através do Ministro da Fazenda Rui Barbosa, começou a liberar crédito para os empreendedores, com a emissão de moedas para a constituir as ações de cada empresa.
Esta política foi um desastre porque atraiu investidores estrangeiros e empresas fantasmas. Ao liberar o crédito, o governo acredita que ele será pago a médio prazo e os lucros de uma empresa trarão benefícios econômicos ao país.

Porém, o que aconteceu foi um empréstimo do governo a supostos empreendedores que voltaram para seus países de origem ou simplesmente não investiram no país na criação de indústrias. Assim, o Brasil teve uma desvalorização de sua moeda.

Bons estudos!
Perguntas interessantes