1 – Leia atentamente o texto a seguir e resolva as questões.
Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as consequências [...], para mantê-la permanentemente enfraquecida. Isso foi conseguido não tanto por perdas territoriais, embora a Alsácia-Lorena voltasse a França e uma substancial região no Leste à Polônia restaurada (o “Corredor Polonês”, que separava a Prússia oriental do resto da Alemanha), além de alguns ajustes menores nas fronteiras alemãs; essa paz punitiva foi, na realidade, assegurada privando-se a Alemanha de uma marinha e uma força aérea efetivas; limitando-se o seu exército a 100 mil homens; impondo-se “reparações” (pagamentos dos custos da guerra incorridos pelos vitoriosos) teoricamente infinitas; pela ocupação militar de parte da Alemanha Ocidental; e, não menos, privando-se a Alemanha de todas as suas antigas colônias no ultramar. (Elas foram redistribuídas entre os britânicos e seus domínios, aos franceses, e em menor extensão aos japoneses [...].)
a) O texto fala das penalidades aplicadas contra a Alemanha ao final da guerra. Que tratado estabelecia essas punições?
b) Identifique as medidas punitivas impostas à Alemanha.
c) Segundo o texto, a punição à Alemanha se justificava, para os países vencedores, porque ela era a única responsável
pela guerra. Você concorda com esse argumento? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a) Tratado de Versalhes
b) Redução no número de soldados, redução da marinha e extinção da aeronáutica. Além disso o pagamento de uma indenização aos vencedores no valor de um trilhão de Marcos.
c) Não. Existia toda uma conjuntura de fatores que fizeram com que a primeira Guerra acontecesse e todos os países participantes deram sua contribuição para portanto a eclosão do conflito.
arynasuelen:
obrigado
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás