1. Leia atentamente esta matéria escrita por Rodrigo Borges de Oliveira:
“Materiais de Referência Certificados produzidos pelo INMETRO auxiliarão a justiça no combate às drogas de abuso
Uso dos MRC é um instrumento importante para que a prova pericial seja sólida e dê suporte para que o juízo forme sua convicção, prendendo culpados e liberando inocentes, o que traz ganho para toda a sociedade.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) repassou à Polícia Federal, no Campus de Laboratórios de Xerém, 1.000 unidades de Materiais de Referência Certificados (MRC) para três drogas de elevada pureza: cocaína, diazepam e flunitrazepam, estes últimos usados no golpe “Boa Noite, Cinderela”, causando sedação e amnésia, deixando a vítima vulnerável para sofrer violência sexual e assalto. Um MRC é um padrão de análise de mais alta confiabilidade metrológica utilizada para calibração, controle de qualidade, validação de métodos e determinação da exatidão de resultados. Os MRC são produzidos seguindo a norma ABNT NBR ISO 17034: Requisitos gerais para a competência de produtores de material de referência.”
Disponível em:
Acesso em 26 de março de 2021
Sobre o tema, leia as afirmações a seguir:
I. Os MRs podem ser utilizados para treinamento de analistas, verificação e adequação de métodos pouco utilizados e, ainda, resolução de não-conformidades em situações nas quais resultados inesperados são observados.
II. MRs de substâncias puras são frequentemente empregados para a calibração, logo após a etapa de medição de um determinado método. Nem todo MR tem uma incerteza associada ao seu grau de pureza mas, de qualquer forma, contribuem para a incerteza de medição como um todo.
III. Os MRs devem ser caracterizados com relação à homogeneidade, estabilidade, e o(s) valor(es) de propriedade certificado(s). Da mesma forma, tais requisitos são válidos para amostras usadas para estabelecer o quanto convergem ou não as medições efetuadas em diferentes laboratórios.
IV. Apenas algumas medições são rastreáveis metrologicamente e, quando isso ocorre, a base (referência) é exclusivamente internacional, assegurando a comparabilidade de todos os resultados que lhe são referenciados.
V. Para que seja garantida a confiabilidade e a comparabilidade das medições químicas, o Inmetro sugere a utilização de Procedimentos Primários de Medição (Métodos Primários), Materiais de Referência Certificados (MRCs), bem como a adoção de programas de intercomparações e aplicação de serviços padronizados de calibração e ensaio.
Atribuindo “V” para as alternativas “verdadeiras” e “F” para as alternativas “falsas”, a única alternativa correta é:
a. I-V; II-F; III-V; IV-F; V-V.
b. I-V; II-V; III-V; IV-F; V-F.
c. I-V; II-F; III-V; IV-F; V-F.
d. I-F; II-F; III-F; IV-F; V-V.
e. I-V; II-V; III-F; IV-V; V-F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C.
I-V; II-F; III-V; IV-F; V-V.
Explicação:
São verdadeiras as opções I, III e V
I. Os MRs podem ser utilizados para treinamento de analistas, verificação e adequação de métodos pouco utilizados.
III. Os MRs devem ser caracterizados com relação à homogeneidade, estabilidade, e o(s) valor(es) de propriedade certificado(s).
V. Para que seja garantida a confiabilidade e a comparabilidade das medições químicas, o Inmetro sugere a utilização de Procedimentos Primários de Medição (Métodos Primários), Materiais de Referência Certificados (MRCs).
Resposta: 29,7
Explicação: Para que o resultado da adição dos dois números contenha apenas números significativos, é necessário reescrever os dois números de maneira que contenham o número de casas decimais do número menos preciso. No caso, o número 28,7 possui apenas uma casa decimal tendo como algarismo duvidoso o número 7. O número 1,03 deve, então, ser reescrito como 1,0 para podermos realizar a soma. Somando-se agora 28,7 e 1,0 temos o número 29,7 que possui o número correto de algarismos significativos.