1)
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I. Argumentação. Oratória. Convencimento. Retórica. Persuasão. Essas são marcas dos sofistas.
II. Na Grécia Antiga, os sofistas eram professores que viajavam pelas cidades ensinando a arte da retórica a quem lhes pagasse.
III. Segundo Chauí (2012), temos apenas citações e fragmentos sobre esses professores e, por isso, não podemos precisar o que pensavam.
Descreve(m) adequadamente os filósofos sofistas:
Soluções para a tarefa
1. Podemos apontar que os sofistas dominavam a oratória, convencimento, retórica e a persuasão.
Além disso, Na Grécia antiga eles foram professores que viajavam e ensinavam suas habilidades por uma remuneração. Por fim, há apenas poucas citações e fragmentos sobre o ensino dos sofistas.
Letra D.
2. Sobre Santo Agostinho, podemo afirmar que considerava o pensamento como essência e fonte dos erros dos seres humanos, validando a I. Por fim, Sto. Agostinho também via o conhecimento como forma de encontrar verdades imutáveis por meio da mente humana, o que valida a II.
Letra C.
3. Para Kant o sujeito transcendental é formado por um aparelho cognitivo universal, além de que o sentimento é o que cria princípios que geram a intenção e o dever - com base na autonomia do indivíduo.
Letra A.
4. O filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel critica Rousseau por ele ter valorizado demais a relação homem-natureza. Também critica Kant por relacionar ética e sociabilidade como vínculos fracos.
Por fim, também diz que possuímos uma vontade individual subjetiva e também a vontade objetiva, que é mais poderosa.
Letra B.
Abraços!
Resposta:
I, II e III
Explicação:
Argumentação. Oratória. Convencimento. Retórica. Persuasão. Essas são marcas dos sofistas. Veja que interessante: na Grécia Antiga, os sofistas eram professores que viajavam pelas cidades ensinando a arte da retórica a quem lhes pagasse. Segundo Chauí (2012), temos apenas citações e fragmentos sobre esses professores e, por isso, não podemos precisar o que pensavam.
E mais, Platão e Aristóteles eram os principais adversários teóricos dos sofistas. Aristóteles atacava os sofistas por ensinarem a argumentação sobre qualquer tema mesmo que os argumentos usados não fossem válidos.