1)
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I. Argumentação. Oratória. Convencimento. Retórica. Persuasão. Essas são marcas dos sofistas.
II. Na Grécia Antiga, os sofistas eram professores que viajavam pelas cidades ensinando a arte da retórica a quem lhes pagasse.
III. Segundo Chauí (2012), temos apenas citações e fragmentos sobre esses professores e, por isso, não podemos precisar o que pensavam.
Descreve(m) adequadamente os filósofos sofistas:
Alternativas:
a)
Somente as afirmações I e III.
b)
Somente as afirmações II e III.
c)
Somente as afirmações I e II.
d)
As afirmações I, II e III.
Alternativa assinalada
e)
Somente a afirmação I.
2)
Analise as afirmações a seguir.
Para Santo Agostinho:
I. O pensamento é ao mesmo tempo a essência do ser humano e a fonte dos erros que podem afastá-lo da verdade.
II. O conhecimento é a capacidade de concluir verdades imutáveis por meio dos processos mentais.
III. Ao considerar que o homem nunca é sujeito ao erro, uma verdade imutável poderia provir dele mesmo, que é a perfeição.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
a)
Apenas em I.
b)
Em I, II e III.
c)
Apenas em I e II.
Alternativa assinalada
d)
Apenas em I e III.
e)
Apenas em II e III.
3)
Leia as afirmações a seguir:
Segundo Kant,
I. O sujeito transcendental compõe-se de aparelho cognitivo universal, que é comum e presente em todos os homens, o que significa dizer que todo ser saudável possui tal aparato cognitivo formado por três campos: a razão, o entendimento e a sensibilidade.
II. O sentimento é que assegura os princípios que articulam intenção e dever, conforme a autonomia do indivíduo.
III. Sem liberdade não pode haver ato moral; para sermos livres, precisamos ser obrigados pelo dever de sermos livres.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas em I e III.
Alternativa assinalada
b)
Apenas em I e II.
c)
Apenas em I.
d)
Apenas em II e III.
e)
Em I, II e III.
4)
O filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel:
I. Critica Rousseau por este ter dado mais valor e atenção à relação sujeito humano e natureza, deixando em segundo plano a relação sujeito humano e cultura ou história.
II. Critica Kant por este admitir a relação entre ética e sociabilidade considerando vínculos muito frágeis, isto é, as relações pessoais diretas entre indivíduos independentes ou isolados.
III. Diz que, além de nossa vontade individual subjetiva (que Kant nomeou como razão prática e Rousseau como coração), há uma outra, que tem muito mais poder, determina aquela e está inscrita na cultura ou nas instituições: a vontade objetiva.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
a)
Somente em I e II.
b)
Em I, II e III.
Alternativa assinalada
c)
Somente em I e III.
d)
Somente em I.
e)
Somente em II e III.
Soluções para a tarefa
1) As afirmações I, II e III.
2) As respostas 1 e 2 estão corretas.
3) CORRETO I E III
4) Resposta correta é: I, II e III
1. Podemos apontar que os sofistas dominavam a oratória, convencimento, retórica e a persuasão.
Além disso, Na Grécia antiga eles foram professores que viajavam e ensinavam suas habilidades por uma remuneração. Por fim, há apenas poucas citações e fragmentos sobre o ensino dos sofistas.
Letra D.
2. Sobre Santo Agostinho, podemo afirmar que considerava o pensamento como essência e fonte dos erros dos seres humanos, validando a I. Por fim, Sto. Agostinho também via o conhecimento como forma de encontrar verdades imutáveis por meio da mente humana, o que valida a II.
Letra C.
3. Para Kant o sujeito transcendental é formado por um aparelho cognitivo universal, além de que o sentimento é o que cria princípios que geram a intenção e o dever - com base na autonomia do indivíduo.
Letra A.
4. O filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel critica Rousseau por ele ter valorizado demais a relação homem-natureza. Também critica Kant por relacionar ética e sociabilidade como vínculos fracos.
Por fim, também diz que possuímos uma vontade individual subjetiva e também a vontade objetiva, que é mais poderosa.
Letra B.
Abraços!