1) Leia atentamente a cantiga acima e responda se é possivel estabelecer uma relação entre a Senhora, bela e perfeita, das cantigas de amor e a "Dona Feia" dessa cantiga de maldizer do século XIII?
Soluções para a tarefa
Apesar de “Dona Feia” ser uma cantiga de maldizer em que o trovador satiriza as composições de amores impossíveis, presentes nas cantigas de amor, o eu lírico aqui se utiliza do reverenciamento a uma mulher amada para cantar seu louvor.
Esse louvor da mulher desejada, mesmo que aqui ela esteja sendo ridicularizada, é uma relação que pode ser feita com a Senhora, bela e perfeita, das cantigas de amor.
Para encontrarmos as semelhanças entre a cantiga "Dona Feia" e as cantigas de amor é preciso compreender o que caracteriza cada uma dessas cantigas trovadorescas.
Cantigas de Amor
Surgidas entre os séculos XI e XIII, as cantigas de amor são composições da Idade Média que falavam de amores impossíveis entre os cavaleiros e suas senhoras, belas damas da corte que eram inalcançáveis aos homens que não eram nobres.
Características das Cantigas de Amor
- Eram escritas em primeira pessoa;
- O eu lírico é masculino;
- Apresentavam forte sofrimento amoroso;
- Tinha como cenário a corte e os aristocratas da época;
- Eram dirigidas às mulheres amadas que eram reverenciadas por seus amores.
Cantigas de Maldizer
Surgidas entre os séculos XII e XIV, as cantigas de maldizer são composições trovadorescas onde o trovador apresentava uma crítica direta e satirizada de uma determinada figura pública que, em sua maioria, eram identificadas ao longo da composição.
Características das Cantigas de Maldizer
- Utilizavam uma linguagem grosseira, rude, obscena e agressiva;
- Eram poesias satíricas que ridicularizavam pessoas públicas;
- Suas críticas eram diretas;
- Pode-se encontrar nelas o uso constante de expressões e palavras de duplo sentido.
Conheça mais sobre a cantiga "Dona Feia" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23073857
#SPJ1