1)
Leia as citações a seguir:
I."(...) sem compreender o trabalhador da EaD, consideramos incompleta qualquer análise sobre espaço-tempos de trabalho, relações sociais de sexo no ambiente de trabalho, coletividade de trabalho ou trabalho coletivo, usos do tempo e do espaço de trabalho, implicações do teletrabalho etc. Enfim, parece-nos essencial compreender o trabalho do tutor virtual."
II."Uma das principais características deste novo modelo é a formação profissional do tutor. (...) Um dos principais elementos desse novo modelo é a formação do tutor (...) Os tutores têm novos papéis (...) acolhida, promoção da aprendizagem, fornecendo feedback, e realizando parte da avaliação."
III."Considera-se assim necessário os atores sociais nas posições de professores, tutores, monitores e gestores em EAD compreenderem que estas são posições em construção e se delineiam mediante implantação de projetos educativos, tendo sempre presentes a peculiaridade de cada população e os objetivos diferentes de cada proposta, já que a reflexão é o caminho para tomar consciência das possibilidades e limitações dessas tecnologias."
IV."Professor, tutor e monitor em EAD são agentes que assumem, no processo educacional, posições normalmente geradoras de tensão. A inexistência de um modelo que dê conta das diferenças nas posições ocupadas por estes agentes nos múltiplos projetos, eivados de peculiaridades técnicas, tecnológicas e até relativas às linguagens e perfis das áreas de conhecimento a que se destinam, é um fator desestabilizador nas muitas formas de equacionar a EAD."
As citações sintetizam qual ideia sobre a tutoria e seus desafios?
Alternativas:
a)
A complexa tarefa de tomar um caminho desconhecido, entrar num lugar de problematização perene, modelado e fabricado no registro de um social, que interpela esses sujeitos deslocando-os de posições consagradas, ou vividas a partir de uma referência diferente; implica procedimentos continuados de formação.
b)
Dar efetividade a um ambiente cooperativo para os alunos implica, necessariamente, viver no grupo de apoio por meio da cooperação, o que reclama verticalidade nas relações entre os membros e um eficiente sistema de comunicação, que não dependa exclusivamente de ferramentas.
c)
Ante a emergência das necessidades de produção de um curso, as tarefas a serem descobertas fluem a partir dos olhares de cada um dos participantes, que as enunciam a partir das problematizações surgidas na operação do trabalho. Com isso, interações continuadas e questionadoras são ações dispensáveis ao delineamento e operação na EaD.
d)
Numa relação virtual, certas características e dimensões implícitas apontam formas de ser e de configurar sentidos, condições essas de grande significado, tais como a necessidade de estabelecimento de contatos, de ampliação de laços de afetividade com ênfase na imagem e voz exclusivamente de professores e alunos – atores desse processo – e a importância do olho-no-olho, do face a face, mesmo que distantes em tempo e espaço.
e)
Os recursos tecnológicos, por não serem, por si sós, suficientes para atender a todos nas suas particularidades, necessitam da intervenção de tutores nos mecanismos de escuta e captura para suprir as necessidades de cada um. Entende-se que os alunos precisam ser contatados individualmente para que as questões relativas a cada um deles sejam conhecidas e sempre equacionadas.
Soluções para a tarefa
Alternativa A:
A complexa tarefa de tomar um caminho desconhecido, entrar num lugar de problematização perene, modelado e fabricado no registro de um social, que interpela esses sujeitos deslocando-os de posições consagradas, ou vividas a partir de uma referência diferente; implica procedimentos continuados de formação.
a) A complexa tarefa de tomar um caminho desconhecido, entrar num lugar de problematização perene, modelado e fabricado no registro de um social, que interpela esses sujeitos deslocando-os de posições consagradas, ou vividas a partir de uma referência diferente; implica procedimentos continuados de formação.
A tutoria apresenta diversos desafios que os tutores precisam enfrentar para conseguir desenvolver suas atividades da melhor forma. Um exemplo de desafio é a tomada de um complexo caminho que ainda não é conhecido.
Além disso, precisam envolver a entrada em um lugar de problematização perene e modelado, que tem sua fabricação no registro de um social. De forma a interpelar tais sujeitos que se deslocam para posições consagradas.
Bons estudos!