Português, perguntado por fernanda8829, 10 meses atrás

1) Leia a trecho a seguir, retirado de um artigo de opinião, e responda ao que se pede.
A Terceira Idade No Mundo Digital
Já vai longe o tempo em que a boa idade era um tempo de inércia
Sabemos que o século XX presenciou um intenso desenvolvimento tecnológico. Com isso, o mundo, nos últimos anos, tem vivenciado inúmeros avanços e progressos tecnológicos. Tais avanços têm se refletido em diversos âmbitos sociais, ocasionando, assim, a reconfiguração das relações socias a das práticas cotidianas. Em função disso, o acesso ao mundo digital vem, continuamente, sendo algo presente nas práticas das relações sociais em diversas faixas etárias (público de diversas idades). É nesse contexto que o uso do computador e, consequentemente, o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação-TICs tem crescido intensamente, sobretudo no que tange ao público da terceira idade.
A) A partir do trecho lido, é possível identificar a premissa apresenta pelo articulista com base na qual será desenvolvida a argumentação. Qual é essa premissa?
B) No artigo de opinião, o substantivo acesso foi empregado com a regência recomendada pela norma-padrão?
C) Que relação você observa entre a opção por essa regência e o fato de o texto ser um artigo de opinião, publicado em um jornal com ampla circulação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
3

1. a) A premissa é de que o século XX presenciou um intenso desenvolvimento tecnológico.

> O texto parte da premissa de que o século passado não foi o tempo da inércia, em que nada acontecia. Pelo contrário, foi uma época de profundas mudanças e desenvolvimento da tecnologia.

b) Sim, o substantivo "acesso" foi empregado com a regência recomendada pela norma-padrão, pois rege complemento introduzido pela preposição "a" (acesso ao mundo digital).

c) O autor optou por seguir a norma-padrão porque o artigo de opinião deve passar confiança, credibilidade. Além disso, é preciso preservar a imagem do jornal de grande circulação.

Perguntas interessantes