Português, perguntado por andressapereiradossa, 5 meses atrás

1. Leia a crônica a seguir, complete os dois espaços com o porquê adequado e responda às questões: a Beijinho, beijinho Luis Fernando Veríssimo Na festa dos 34 anos da Clarinha, o seu marido, Amaro, fez um discurso muito aplaudido. Declarou que não trocava a sua Clarinha por duas de 17, sabiam por quê? porque a Clarinha era duas de 17. Tinha a vivacidade, o frescor e, deduzia-se, o fervor sexual somado de duas adolescentes. No carro, depois da festa, o Marinho comentou: - Bonito, o discurso do Amaro. -Não dau dois mês para eles se separarem. - disse a Nair. - Mas Por 02 ? - Marido, quando começa a elogiar muito a mulher... Nair deixou no ar todas as implicações da duplicidade masculina. - Mas eles parecem cada vez mais apaixonados. - protestou Marinho. -Exatamente. Apaixonados demais. Lembra o que eu disse quando a Janice e o Pedrão começou a andar de mãos dadas? - É mesmo... - Vinte anos de casados e de repente começam a andar de mãos dadas? Como namorados? All tinha coisa. - É mesmo... - E não deu outra. Divórcio e litigioso. - Você tem razão. -Eo Mário com a coitada da Marli? De uma hora para outra? Beijinho, beijinho, "mulher formidável" e descobriram que ele estava de caso com a gerente da loja dela. - Você acha, então, que o Amaro tem outra? - Ou outras. Nem duas de 17 estavam fora de cogitação. - Acho que você tem razão, Nair. Nenhum homem faz uma declaração daquelas assim, sem outros motivos. - Eu sei que tenho razão. - Você tem sempre razão, Nair. - Sempre, não sei. -Sempre. Você é inteligente, sensata, perspicaz e invariavelmente acerta na mosca. Você é uma mulher formidável, Nair. Durante algum tempo, só se ouviu, dentro do carro, o chiado dos pneus no asfalto. Aí Nair perguntou: Quem é ela, Marinho?

a) por que a nair perguntou " quem é ela, marinho?"?

b) o assunto central desse texto é:
( )os muitos divórcios de casais conhecidos.
( )o bonito discurso de amaro na festa da sua esposa.
( ) o comportamento dos homens quando estão em relacionamentos extraconjugais.
( )o amor de Pedrão por Janice.
( ) a atitude das esposas diante de uma traição.

c) " declarou que não trocava a sua clarinha por duas de 17 ..." o sujeito dessa oração é:
( ) simples ( ) composto ( ) oculto ( ) indeterminado

d) "mas eles parecem cada vez mais apaixonados."

sublinhe o predicado dessa oração.

e) há dois erros de concordância no texto.circule- os.​


ligiasantanasantos17: Moça eu não entendi

Soluções para a tarefa

Respondido por doidona94
1

Resposta:

tem como melhorar o texto?

Respondido por grlfromrio
1

Luiz Fernando Veríssimo é um escritor brasileiro consagrado, já tendo recebido o prêmio Jabuti, com diversos livros publicados e crônicas em jornais. Quanto às questões apresentadas:

a) Nair fez essa pergunta após ser muito elogiada por Marinho. Durante a conversa, o tópico era justamente que os maridos, quando elogiavam muito suas esposas, estavam traindo-as, o que levou-a a desconfiar que estivesse sendo traída também.

b) o assunto central desse texto é ( X ) o comportamento dos homens quando estão em relacionamentos extraconjugais.

c) O sujeito é (X) oculto, pois apesar de não estar explícito na frase, é possível deduzir de quem se fala pelo contexto apresentado.

d) O predicado é tudo que se relaciona ao sujeito, sendo assim: parecem cada vez mais apaixonados.

e) Os dois erros de concordância estão nos seguintes trechos:

  • Nem duas de 17 estavam fora de cogitação
  • Nenhum homem faz uma declaração daquelas assim

Crônica

A crônica é um gênero textual muito utilizado em jornais, revistas, e se caracteriza por narrar fatos da vida cotidiana de forma simples, cômica, irônica e crítica. Dentre os mais famosos cronistas brasileiros, temos Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, dentre outros.

Para aprender mais sobre Crônica, veja em: https://brainly.com.br/tarefa/15855929

#SPJ2

Perguntas interessantes