1 - Leia a citação e responda às questões: “O entendimento não tem, ao que me parece, a mais vaga noção de ideias que não receba de uma destas fontes, objetos externos, que oferecem à mente ideias de qualidade sensíveis, cada uma delas diferentes percepções produzidas em nós, e a mente, que oferece ao entendimento ideias de suas próprias operações. (…) não há em nossa mente nada que não entre por uma dessas duas vias. Que cada um examine seus próprios pensamentos, vasculhe todo o seu entendimento e me diga se as ideias originais que ali encontra são mais que objetos dos sentidos ou que operações da mente tomadas como objetos de reflexão” (LOCKE, John.Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012. P.99). De acordo com o texto, quais são as fontes de nossas ideias? Podemos dizer que o autor defende o posicionamento de qual corrente do pensamento? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
empirismo.
Explicação:
o entendimento não tem capacidade de criar ideias sem que antes receba fontes de objetos externos. os empiristas acreditavam ser possível apenas criar conceitos, ideias, e etc, se baseando na sensibilidade que o mundo nos proporciona.
John Locke é filósofo do Empirismo e acredita que o homem é uma tábula rasa.
Locke, filósofo moderno inglês, foi um dos representantes da escola empirista na Modernidade e trouxe à filosofia uma nova forma de conceber o conhecimento a partir do homem.
Para Locke, o homem nasce sem conhecimento prévio de nada e estipula o homem como um ser-tábula rasa, ou seja, sem conhecimento antes dos sentidos externos.
O homem é capaz de conhecer e elaborar as ideias quando se depara com as coisas no mundo e as apreende através dos cinco sentidos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/11318965