1)
Lamarck é injusta e infelizmente mais lembrado como alguém que estava errado. A herança das características adquiridas, da qual sua teoria defendia, não era, entretanto, original. Era uma crença geral que o próprio Darwin incorporou em a Origem das Espécies. Lamarck merece respeito, como o primeiro cientista que destemidamente advogou a evolução e tentou apresentar um mecanismo para explica-la. Pergunta sem título
O trabalho de Lamarck preparou o ambiente científico para o início de um debate mais sério sobre o conceito de evolução biológica ao desenvolver argumentos que tentassem justificar os caminhos evolutivos.
A herança das características adquiridas proposto por Lamarck revolucionou o meio científico da época ao criar o conceito de epigenética para justificar a ativação de determinados genes em função do estilo de vida dos indivíduos.
A partir do século XX, com a elaboração de uma síntese evolutiva, as ideias de Lamarck foram associadas aos conceitos de genética de Mendel, criando a teoria denominada de Neodarwinismo.
As ideias de Lamarck foram rejeitadas quase universalmente não porque ele abraçava a herança dos caracteres adquiridos, mas porque os principais naturalistas da época defendiam o conceito de seleção natural já proposto pelo darwinismo.
Darwin se baseou nas ideias de uso e desuso de Lamarck para propor o conceito de ancestralidade comum entre todos os seres vivos.
Além da teoria da seleção natural, o inglês Charles Darwin contribui com o progresso da ciência descrevendo que:
o ambiente modifica as espécies ao longo do tempo.
espécies derivam de ancestrais comuns.
mutações podem promover a variabilidade genética.
ilhas são mais biodiversas do que continentes.
fósseis podem se alterar ao longo do tempo.Opção 1
Charles Darwin (1809-1882) e Gregor Mendel (1822–1884) viveram na mesma época, mas não se conheceram. No entanto, a compreensão atual da evolução deriva das teorias propostas por esses importantes pesquisadores. Sobre a teoria elementar da evolução, é correto afirmar que
características hereditárias que influenciam a capacidade de sobrevivência e reprodução promovem variação na espécie.
o surgimento de novas espécies, denominado especiação, ocorreu em um período e a partir de espécies ancestrais.
para explicar a evolução, Charles Darwin utilizou fenômenos e processos subjetivos: por isso a evolução é considerada uma teoria.
os conhecimentos sobre mutações e recombinação gênica, sem influência da seleção natural, podem explicar a evolução.Opção 1
As ideias de Charles Darwin, publicadas em 1859, no livro A origem das espécies, representam uma revolução na forma de enxergar a história da vida.Assinale a alternativa cujo exemplo ilustra corretamente os princípios postulados por Darwin.
O desenvolvimento gradual de resistência em insetos submetidos ao uso contínuo e excessivo de produtos químicos para o seu extermínio.
O aparecimento de pulmões pelo esforço contínuo em peixes que apresentavam a necessidade de respirar o ar atmosférico em períodos de seca.
A incapacidade de peixes cavernícolas em enxergar nos ambientes em que vivem, como consequência da recombinação gênica e atrofia gradual dos olhos, pela não utilização desses órgãos.
O aumento na produção de melanina pelas células da pele de seres humanos, como consequência de mutações genéticas diante da intensa radiação solar nos trópicos.
A seleção, a sobrevivência e a reprodução de variações na população de répteis, que produzem ovos com a casca mais resistente à dessecação, em ambientes terrestres com condições secas.
Jean-Baptiste Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro cientista a apresentar formalmente uma teoria da evolução. Entretanto, foi o inglês Charles Darwin quem, no século XIX, provocou as discussões que geraram profundas dúvidas acerca dos conceitos vigentes à época, fazendo com que, afinal, se admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos como resultantes das alterações do meio ambiente. Assim, questões como “Os seres vivos teriam surgido já com a complexidade que apresentam hoje ou, alternativamente, teriam sofrido uma sequência de modificações ao longo do tempo?” são respondidas.
I. O mundo natural é uma criação imutável e permanente, e as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta. A extinção de muitas delas deveu-se a eventos catastróficos, que teriam exterminado grupos inteiros de seres vivos.II. O modo pelo qual os diferentes órgãos são utilizados altera características do indivíduo, e essas características são transmitidas para seus descendentes. Por exemplo, um órgão muito utilizado
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
letra D espero ter ajudado
Explicação:
Perguntas interessantes