Filosofia, perguntado por jositorres, 11 meses atrás

1. Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa: * 1 ponto a) a capacidade da razão poder se libertar de si mesma. b) o alcance de verdade intelígiveis presentes no mundo das ideias. c) a liberdade da razão conquistada por meio da fé. d) a heteronomia atingível a partir da menoridade intelectual. e) a maioridade e a autonomia da razão. 2. Em seu texto Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade. Para Kant, a menoridade seria: * 1 ponto a) a ignorância presente no estado de natureza do ser humano. b) a inaptidão do ser humano em poder servir-se de seu próprio entendimento sem se guiar por outro. c) a capacidade do ser humano em obdecer unicamente o poder político. d) a razão anarquista que impera em cada um do seres humanos, movidos unicamente por um impulso egoísta.
ALGUÉM ME AJUDA PFVRR

Soluções para a tarefa

Respondido por mareannealmeida99
17

Resposta:A

Explicação:

A reinvindicações da autonomia da capacidade como expressão da maioridade

Respondido por larissamagrani
2

Sobre o conceito de Esclarecimento em Kant, as respostas certas são: ALTERNATIVAS: 1-A, 2-B.

Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leibniz) e do empirismo (Hume, Locke, Berkeley) para criar a sua filosofia transcendental e categórica.

Esclarecimento (Aufklärung), termo apropriado por Kant, é a transposição do homem entre a fase da menoridade e a maioridade.

Para Kant, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.

Com isso, a razão é o caminho para se atingir o progresso, uma vez que as ações racionais são fundamentadas na autolimitação e na liberdade.

Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Link: brainly.com.br/tarefa/15201670

Anexos:
Perguntas interessantes