1- JUSTIFIQUE por que a introdução do conceito do núcleo atômico permite explicar os grandes desvios nas trajetórias das partículas alfa.
2- Suponha que, em vez de uma lâmina de ouro, se usasse uma lâmina de alumínio. Nesse caso, a fração de partículas alfa que sofreria grandes desvios seria menor, igual ou maior do que na experiência com a lâmina de ouro? JUSTIFIQUE sua resposta.
Soluções para a tarefa
1 - porque pensavam que o átomo era maciço, segundo o modelo de Thomson. Com o experimento com partículas alfa por Rutherford, mostrou que existia um espaço vazio no átomo. Não sendo totalmente maciço. Surgindo um novo modelo atômico, o de Rutherford. Sendo conhecido como modelo planetário. Tendo o núcleo com prótons carga positiva e nêutrons sem carga. e os elétrons com carga negativa girando entorno dele. Observação, quem descobriu os nêutrons foi James Chadwick
2- O ouro é o metal mais maleável que pode chegar a espessuras finíssimas, sendo assim possibilitando a passagem de mais partículas alfa. Já o alumínio não chega a uma espessura igual, mesmo sendo muito maleável também. Sendo assim impossibilitando menos a passagem das partículas alfa, desviando mais. Porque as partículas alfas tem cargas positivas, tendo mais possibilidade para acerta o núcleo do átomo de alumínio que também tem carga positiva, causando a repulsão. Maior desvio.