História, perguntado por lukeshad1, 1 ano atrás

1) Justifique a afirmação: "O fim da Primeira Guerra Mundial ocorreu devido às dificuldades militares e aos conflitos sociais internos por que a Alemanha passada".

2) Compare a visão da tecnologia hegemônica antes da Primeira Guerra com a visão predominante depois dela.

3) Explique a noção freudiana de "mau-estar na civilização".

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
298
Olá, tudo bem? Vamos responder cada alternativa de uma vez.

1) Deve ser reconhecido logo de início que a principal razão do fim do Primeira Guerra Mundial foi a entrada dos Estados Unidos da América (EUA) no conflito ao lado da Entente, que potencializou rapidamente problemas já existentes na Alemanha. Com a economia debilitada por causa do esforço de guerra, o país não pôde continuar a fornecer o apoio necessário ao cansados soldados que agora lutavam com as renovadas forças americanas, além de não conseguir lidar paralelamente com a forte agitação social no campo doméstico, inclusive com greves. Com a aproximação das tropas de Entente de seu próprio território, foi escolhida a capitulação.

2) O período da Primeira Guerra Mundial foi marcado por um embate direto entre as táticas tecnológicas do século XX e a guerra tradicional do século XIX, onde boa parte de seus generais havia se especializado. A partir de 1914, os confrontos seriam marcados pela presença de aeronaves, tanques, canhões e metralhadoras, embora os generais tenham sido formados em escolas que desconsideravam o uso da tecnologia da comunicação para o uso apropriado de tais armas. Além disso, alguns países simplesmente não haviam atualizado suas tecnologias bélicas, como no caso da Rússia e da Áustria.

3) Desenvolvida pelo médico austríaco Sigmund Freud, a ideia de "mal-estar na civilização" pensa a cultura como causadora de um antagonismo insuperável entre a civilização humana e as pulsões individuais. Desta forma, a tendência destrutiva está presente em todo homem. 

lukeshad1: Obrigado, me ajudou muito :D
Perguntas interessantes