1-Julgo que os homens que fazem a política externa do Brasil, no Itamaraty, são excessivamente pragmáticos. tiveram sempre vida fácil, vem da elite brasileira e nunca participaram, eles próprios, em combates contra a ditadura, contra o colonialismo. Obviamente nao tem a sensibilidade de muitos outros países ou diplomatas que conheço.
Só nao caracteriza os homens do Itamaraty:
A) O pragmatismo
B) A falta de sensibilidade
C) A luta contra a ditadura
D) A tranquilidade da vida
E) As raízes na elite do brasil
2- A palavra que nao se liga semanticamente aos homens do Itamaraty é:
A) O segundo que
B) Tiveram
C) Vem
D) Eles
E) O terceiro que
3- Pelo visto, o autor gostaria de que os homens do Itamaraty tivessem mais:
A) Inteligencia
B) Patriotismo
C) Vivencia
D) Coerencia
E) Grandeza
MEE AJUDEEM PFV!!!
Soluções para a tarefa
1. Alternativa C.
No próprio texto, está explícita a informação de que os homens do Itamaraty não lutaram contra a Ditadura: "... e nunca participaram, eles próprios, em combates contra a ditadura, contra o colonialismo."
2. Alternativa E.
O terceiro "que", no texto, refere-se aos diplomatas que o autor conhece. Ou seja, esse "que" não se refere aos homens do Itamaraty.
3. Alternativa C.
O autor gostaria que os homens do Itamaraty tivessem mais vivência, pois a maioria deles são da elite e não sofreram as dificuldades que a maioria da população passou para conseguir direitos e liberdade os quais eles não tiveram que lutar para ter.
1) Em relação aos homens do Itamaraty, esta característica não é válida: a luta contra a ditadura. Dessa maneira, a resposta correta é a letra C.
De acordo com o texto os homens do Itamaraty " nunca participaram, eles próprios, em combates contra a ditadura, contra o colonialismo." Dessa maneira, não sabem quais seriam boas estratégias para combater esse posicionamento.
Por outro lado, são "excessivamente pragmáticos", o que descarta o item A. Além disso, "não têm a sensibilidade" e isso retira a possibilidade de a letra B ser indicada como correta.
Ainda segundo o texto, eles "tiveram sempre vida fácil" e "vêm da elite brasileira", como indicam, respectivamente, os itens D e E.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/50644
2) A palavra que não se liga semanticamente aos homens do Itamaraty é "O terceiro que". Dessa forma, a resposta correta é a letra E.
Para fazermos este tipo de questão, precisamos recorrer à leitura do texto. Em primeiro lugar, é preciso saber que "semanticamente" se refere ao sentido. No caso em análise, a resposta precisa ser um termo que não se refira aos " homens do Itamaraty ".
Relendo o texto, percebe-se que a expressão "o terceiro" funciona como um antecedente do substantivo "diplomatas". Assim, não e feita uma referência aos diplomatas que trabalham no Itamaraty, mas à categoria de forma geral.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29776760
3) Para o autor do texto, os homens do Itamaraty deveriam ter mais vivência. Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa C.
Segundo o autor, essas pessoas não têm vivência, já que vieram de classes que já compõem a elite nacional; portanto, já têm uma vida tranquila. Além disso, para ele, isso resulta em menos sensibilidade em relação aos acontecimentos, como no que tange à defesa da democracia.]
Na verdade, se esses homens tivessem mais vivência em relação a temas sensíveis, para o autor, seu papel seria desempenhado com mais robustez, ou seja, de maneira mais significativa.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/34055219
BONS ESTUDOS!