1 — Já no final da Idade Média, durante a Baixa Idade Média, vimos o renascimento do comércio, das cidades e da cultura. Em meio a esse contexto, vimos também a terra perder o valor e as moedas passaram a ser o grande desejo de todos. Todas as mudanças que ocorriam naquele momento contribuíram para uma mudança social, política e econômica. No centro dessas mudanças es- tavam o fortalecimento do poder do rei a centralização das monarquias europeias. Sobre esse assunto, responda às questões. a) O que são monarquias centralizadas? b) Como se deu o processo de ascensão dos reis e, consequentemente, queda do poder os se- nhores feudais? c) Qual era o interesse dos comerciantes na centralização do poder nas mãos do rei? d) De que maneira os comerciantes contribuíram para fortalecer o poder do rei? e) Quais eram os benefícios, do ponto de vista político e econômico, do processo de criação dos Estados Nacionais europeus?
Pra hoje me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:Baixa Idade Média foi um período específico da Idade Média que se estendeu do século XI ao século XV. Nele, a Europa Ocidental presenciou o auge do feudalismo mas também a sua decadência e o surgimento de uma nova ordem. A Baixa Idade Média é conhecida como um século de crise que delimitou o fim da Europa medieval — embora muitas características do medievo tenham persistido nos séculos seguintes.
Periodização
Importante falar que a definição de uma Baixa Idade Média é uma criação dos historiadores modernos, que convencionaram dividi-la em dois grandes períodos, que são:
Alta Idade Média: século V ao século X;
Baixa Idade Média: século XI ao século XV.Características
A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.
O feudalismo é, portanto, o conceito base para entendermos o funcionamento da sociedade europeia na Baixa Idade Média. Esse conceito não se refere apenas ao seu sentido econômico de exploração da terra pelos camponeses/servos, presos a ela pela relação existente entre eles e o senhor feudal. O feudalismo envolve aspectos muito além do econômico, que são: político, social e ideológico
Explicação:espero que ajude