1.(ITA-SP) Considere os enunciados abaixo [ de Crônicas da Provínciado Brasil, de Manuel Bandeira), atentando para as palavras emnegrito.I.Nâo há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin.II.Agrada por nâo sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria.III.(...) uma fita de Carlito nos Estados Unidos tem uma significação muito diversa da que lhe dão fora de lá.IV.A interpretação cabe perfeitamente dentro do tipo e mais: o americano bem verdadeiramente americano, o que veda a entrada do seu território a doentes e estropiados, (...)As palavras em negrito têm valor de adjetivoa)apenas em I, II e IV.b)apenas em I, III e IV.c)apenas em II e IV.d)apenas em III e IV.•) em todas.
Soluções para a tarefa
Boa tarde,
Avaliando as alternativas temos:
I. Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, uma artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. (linhas 1 e 2)
A palavra em negrito “qualquer” destacada no texto, possui valor de pronome indefinido, e modifica o valor da palavra “domínio” transformando-a em substantivo.
II. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. (linha 16)
A palavra em negrito “ ridículo” tem valor de adjetivo e na colocação altera o sentido de “a seu”, transformando seu próprio valor na frase ao valor de substantivo.
III. [...] uma fita de Carlito nos Estados Unidos tem uma significação muito diversa da que lhe dão fora de lá. (linhas 32 e
A palavra em negrito “diversa” usada como adjetivo normalmente, alterou o valor de “significado” o transformando em substantivo.
IV. A interpretação cabe perfeitamente dentro do tipo e mais: o americano bem verdadeiramente americano, o que veda a entrada do seu território a doentes e estropiados, [...]
A palavra em Negrito “Americano” possui valor de adjetivo e ao qualificar uma pessoa, admite o valor de adjetivo substantivado.
Com isso o gabarito da questão é a letra B. - I, III e IV