Sociologia, perguntado por vlsceifador, 3 meses atrás

1. (Interbits 2012) Leia.

A gente pensa que autoritarismo é um fenômeno no aparelho de Estado, que é a ditadura. Autoritarismo é um fenômeno social, e a sociedade brasileira é autoritária. Ela é vertical, hierarquizada, oligárquica. Ela transforma todas as diferenças em desigualdades e naturaliza as desigualdades. Ela opera com a discriminação e o preconceito de classe, a discriminação e o preconceito religioso, a discriminação e o preconceito de sexo, a discriminação e o preconceito profissional e a discriminação e o preconceito racial.CHAUÍ, Marilena. Informação verbal obtida no debate "A Ascensão Conservadora em São Paulo", em 28 de agosto de 2012, na USP. A fala acima, de Marilena Chauí, apresenta a visão de que a sociedade brasileira é autoritária, devido à forma como naturaliza as desigualdades. Essa naturalização das desigualdades pode ser considerada como:


a) causa da intolerância religiosa. A naturalização das desigualdades estimula o ódio religioso entre islâmicos e católicos na região amazônica.

b) efeito do relativismo. O relativismo cultural faz com que as desigualdades sejam consideradas como simples diferenças entre um sistema cultural e outro.

c) efeito da ideologia em uma sociedade capitalista. A ideologia naturaliza as diferenças de classe e as desigualdades, fazendo como que as pessoas não percebam o sistema opressivo em que se inserem.

d) produto da ditadura. A sociedade brasileira é uma democracia recente e interessada no retorno dos militares ao poder político.

e) efeito do progresso. É natural que todo Estado Soberano seja também autoritário.


vlsceifador: Resposta correta: Letra C)
vlsceifador: Explicação: O autoritarismo no Brasil está relacionado, entre outros fatores, à naturalização das desigualdades através da ideologia da classe dominante. Por causa disso, as desigualdades não são percebidas como violentas e autoritárias.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

O autoritarismo e a ditadura são opostos da democracia e cidadania, onde bom exemplo desse caso foi a ditadura instaurada no Brasil em 1964, o que remete a letra C como correta.

Enquanto os dois primeiros assumem a postura por um único líder que decide o caminho que o país irá tomar, os dois últimos dialogam diretamente com a opinião popular, e, o estabelecimento de políticas autoritaristas tirariam o potencial democrático do povo, que não poderá votar e nem ter o direito de escolha, ou manifestação.


psiqueirah: me ajuda com alguma minha que tá no meu perfil?
Perguntas interessantes