1) Insistindo no significado social e cultural dos objetos de uso e da própria troca, Sahlins mostra como a "utilização não é uma qualidade do objeto, mas uma significação de qualidades objetivas". É isso que permite concluir a existência de uma razão cultural, uma significação simbólica nos hábitos alimentares, nas práticas vestuárias, nos ritos cotidianos. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Marshall Sahlins ou por uma antropologia social e histórica. Revista Cadernos de Campo, v9, n. 9, Universidade de São Paulo, 2000. Com base no fragmento acima, o principal foco de estudo da antropologia é (são): Alternativas: a) a cultura, capacidade singular da espécie humana. b) os objetos de uso propriamente ditos e as funções a que foram destinados. c) as leis gerais capazes de governar as ações humanas em todas as sociedades. d) a identificação de estruturas históricas como modelares para as sociedades. e) a leitura pragmática das sociedades a fim de garantir a cientificidade nas produções.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
ESTOU QUERENDO CONFIRIR AS RESPOSTAS DA AV 1 DE SOCIEDADE E CULTURA E FÍSICA. OBRIGADO!
tarefa111:
eu também queria as resposta.
Respondido por
4
A é verdadeira, de modo que podemos definir, sucintamente, a antropologia como o "estudo das diferentes culturas humanas", investigando todas as suas diversas produções culturais.
B é falsa, pois além dos objetos a antropologia também se ocupa de ritos e símbolos.
C é falsa, pois a antropologia não busca descobrir tais leis (que, de acordo com algumas escolas antropológicas, nem sequer existem).
D é falsa, pois a antropologia não necessariamente precisa tomar uma abordagem histórica (há povos que não registram a história e ainda assim produzem cultura, por exemplo).
E é falsa, pois o objetivo é compreender a sociedade em suas especificidades.
Perguntas interessantes