1. Inicie a crônica apresentando ao leitor o elemento que motivou sua reflexão. Você pode descrever a imagem ou falar sobre o texto que leu, questionar o leitor sobre seu conhecimento do salto sincronizado, apresentar a modalidade e suas características etc.
2. Desenvolva o texto fazendo relações entre o salto sincronizado e os comporta mentos humanos. Em alguns momentos, explique as semelhanças; em outros, descreva situações em que elas ficam evidentes. Reflita sobre a ideia de sincronia.
3. Não deixe de incluir sua figura de cronista no texto, expressando um ponto de vista pessoal.
4. Procure se aproximar do leitor, usando uma linguagem que lembre uma conversa.
5. Conclua a crônica com um parágrafo de efeito marcante.
6. Inclua um título atraente e coerente com o conteúdo.
Soluções para a tarefa
Os desafios pela busca do comportamento sincronizado
Sincronia é realizar algo igual, da mesma forma, com a mesma qualidade que o outro. Vejo que, na vida, buscamos sincronia por meio do sentimento de pertencimento aos grupos da sociedade. Ao mesmo tempo que desejamos ser únicos e exclusivos, também queremos ser iguais e encontrar os que possuem características similares às nossas. Isso faz sentido para você?
Uma escola ou uma sala de aula que une os melhores e mais inteligentes alunos possui qual objetivo? Criar, de alguma forma, o sincronismo. Incentivando ao estudo, buscando as melhores práticas, propiciando união, desenvolvimento e que todos sejam muito estudiosos, possuam as melhores notas e, com isso, todo mundo ganha. A escola por ter bons estudantes e estes, por usufruírem da capacidade de entender bem e cada vez melhor o mundo que os cerca.
Eu, mesmo que de forma inconsciente, possuo este sentimento de sincronismo relacionado aos estudos. Quero ser orgulho para minha família, quero ser minha melhor versão, quero ter noção e consciência de quais são as profissões que podem me realizar pessoal e financeiramente, além de sentir que pertenço ao grupo que convivo.
Você concorda comigo? Não há resposta certa ou errada, mas acredito que o ambiente escolar é uma modalidade do salto sincronizado, que nos direciona às melhores notas, conquistas e reflexões. Quem você é hoje é quem você um dia pensou em ser? Cada fase da vida nos proporciona pensamentos que nos transformam. Eu arriscaria dizer que as “piscinas da vida” vão mudando e ficando cada vez mais profundas e com trampolins mais altos.
A minha piscina não é a mesma que a de meus colegas, mas deveria ser? Eu não sei o quanto quero me sincronizar em tantos aspectos com as pessoas ao meu redor. Minha certeza é que no salto sincronizado da vida dos estudos, eu quero estar na piscina que me proporciona mais desafios, me faça crescer, vencer e ser a melhor pessoa que eu consiga me tornar.
E você, qual salto sincronizado você quer se desafiar hoje?