Geografia, perguntado por Dinix715, 1 ano atrás

1-industrialização com substituição de importações , protecionismo e presença de multinacionais são características marcantes do modelo econômico adotado na argentina , no Brasil e no México , aproximadamente entre os anos 1940 e 1980
Responda :
a) Quais foram as consequências desse modelo para a economia desses países?
b)Quais foram as consequências sociais desse modelo econômico?

2-Cite as principais consequências da formação do Mercosul para o setor agrícola e o setor industrial dos países - membros


gustavolobof: alguém sabe a resposta off

Soluções para a tarefa

Respondido por HunterX
264
Bom dia,

O modelo de substituição de importações (SI) tinha como objetivo promover a industrialização dos países da América Latina, em busca de maior independência das variações da demanda internacional dos países europeus. 

1. a) As consequências do SI para as economias latino americanas, foram mercados voltados para dentro, ou seja, a produção era destinada ao mercado interno, o que resultou em menor concorrência internacional, levando a produção de produtos menos sofisticados.

b) Como consequência social podemos destacar o aumento da desigualdade de renda nesses países, pois esse processo de industrialização não visualizou diretamente a promoção da diminuição da desigualdade de renda.

2. A formação do Mercosul tinha como objetivo fortalecer os laços econômicos entre os países da América do Sul. Dessa forma, uma das principais consequências foi que o Brasil passou a aumentar suas exportações de produtos primários e agrícolas, também aumentando suas relações com os países de maior produção de petróleo como a Venezuela e de gás natural.
Perguntas interessantes