1. Indique o que significa cada termo da equação a seguir: aA + bB - AyBx
2. O que são Reagente Limitante e Reagente em Excesso?
3. Diferencie Ácidos e Bases. Cite très exemplos do cotidiano.
O que é pH? E POH? Qual a importância de conhecê-los?
5. O que é uma solução Indicadora? Cite dois exemplos do cotidiano.
6. Caracterize as Funções Inorgânicas Sais e Óxidos. Cite dois exemplos.
Soluções para a tarefa
1. Dada a equação aA + bB -> AyBx, temos que:
a - número de mols do reagente A.
A - um dos reagentes da reação química.
b - número de mols do reagente B.
B - um dos reagentes da reação química.
AyBx - o produto final desta reação química.
2. Reagente Limitante é aquele responsável pelo término da reação e pela quantidade de produto final obtido, mesmo que haja outros reagentes, chamados de Reagente em Excesso, que são aqueles que não são consumidos na reação e 'sobram' devido ao término do reagente limitante.
3. Ácidos e Bases são compostos químicos inorgânicos. Uma das definições mais usuais é baseada na teoria de Arrhenius, na qual:
- Ácidos são compostos que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátion apenas o H+.
- Bases são compostos que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como ânion apenas o OH-.
No cotidiano temos exemplos de ácido na alimentação, como na laranja e limão (contém ácido cítrico), na maçã e uva (contém ácido málico) e no nosso próprio estômago, com o suco gástrico (contém ácido clorídrico). Encontramos bases em diversas frutas, como na banana verde ou caju, mas também em produtos industrializados, como a soda cáustica usada para limpeza (contém hidróxido de sódio) ou no leite de magnésio usado como medicamento antiácido (contém hidróxido de magnésio).
4. pH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico e pOH significa potencial hidroxiliônico. Conhecê-los é importante pois através de seus valores identificamos se uma substância é ácida ou básica. Por exemplo, quanto mais próximo de zero for o pH de determinada solução, mais ácida ela será.
5. Solução Indicadora é aquela que permite identificar se uma solução é ácida ou básica através da mudança de cor. Por exemplo, no cotidiano a solução de repolho roxo apresenta antocianinas que adquirem cor vermelha e rosada em pH ácido (de 0 a 7), cor lilás em pH neutro (próximo de 7) e cor azulada a verde em pH básico (de 7 a 14). O mesmo princípio é utilizado em soluções de beterraba ou amora. Outro exemplo de indicador no cotidiano é a flor hortênsia, que apresenta coloração azul quando o pH do solo é ácido e cor rosa quando o pH do solo é básico.
6. Os Sais são compostos iônicos (inorgânico) que apresentam, pelo menos, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Como exemplos temos o sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) e o gesso (sulfato de cálcio , CaSO4).
Já os óxidos são compostos iônicos ou moleculares que apresentam dois elementos, no qual o oxigênio deve estar presente e é o mais eletronegativo. Como exemplos temos a água (monóxido de dihidrogênio, H2O) e gás carbônico (dióxido de carbono, CO2).
Espero ter ajudado!
Um sal pode ser obtido em uma reação de neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base.
e Óxidos. Cite dois exemplos.