Biologia, perguntado por hgsgg, 9 meses atrás

1 -Indique o PERÍODO DE SURGIMENTO de cada espécie e suas principais informações (características).
a) Australopithecus sp
b) Homo habilis
c) Homo erectus
d) Homo sapiens
É PRA AGORA ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por LilianaRoxelle
0

Resposta:

A) Os Australopithecus devido às pressões seletivas experimentaram duas estratégias:Mandíbulas mais resistentes e fortes relacionadas a um hábito vegetariano (alimento duro e resistente) e portanto associada aos Paranthropus denominados anteriormente como Australopitecíneos (A. aethiopicus; A. boisei e A. robustus)Aumento da capacidade craniana, resultando a utilização de ferramentas. 2,5 -2,0 Ma. (aparecimento do gênero Homo, com H. habilis e H.rudolfensis)

B )Habilis é a espécie mais antiga do gênero Homo, viveu no leste Africano há aproximadamente 2.2 a 1.6 milhões de anos atrás. Foram descobertos só alguns restos fósseis, porém estes espécimes exibem uma tendência clara no aumento do tamanho do cérebro. Cérebros de H. habilis são aproximadamente 30% maior que os dos A. africanus. Machos eram muito maiores que fêmeas, como mostrado pelos dois crânios à direita e ao lado o crânio de um macho.

O Dimorfismo sexual exibido pelos Hominídeos é bastante acentuado. Unidades familiares - Transporte do alimentoProvavelmente se alimentavam de restos deixados pelos grandes carnívoros (carniça).

C) Homo erectus viveu entre 2,0 M.a. a 400.000 m.a., é uma espécie com volume craniano entre 900-1200 cc, portanto os indivíduos com maiores crânios representam um aumento de 50% em relação ao H. habilis.Os primeiros fósseis de H. erectus foram inicialmente descobertos na China (Homem de Pequim) e em Java na Indonésia (no final do sec. XIX e início do XX)A partir dos anos cinquenta, foram descobertos esporadicamente fósseis de H. erectus na África e na Ásia, a primeira delas, na Argélia, foram achadas três mandíbulas, fragmentos do crânio e dentes. Foram encontrados vários espécimens na Garganta de Olduvai na Africa Oriental. A fonte mais rica de fósseis de H.erectus foi a região do Lago de Turkana.

Estes locais expuseram os mais antigos e completos espécimes de H. erectus, em 1975, foi achado um crânio quase completo datado a 1.8 M.a. com volume craniano de 880 cc. Uma década depois, eles acharam o "Menino de Turkana" com esqueleto quase completo (figura ao lado). Este esqueleto pertencente a um adolescente de 12-13 anos datado em 1,65 M.a. e representou um importante achado para acessar as proporções corporais e as relações entre as espécies do gênero Homo.A forma do corpo mostra um ser humano típico, adaptado ao ambiente tropical aberto e perfeitamente adaptado a locomoção bípede.

D) Portanto nossa espécie é única, cosmopolita, e atualmente não existem mecanismos de isolamento entre as populações humanas. Esta espécie evoluiu a partir de uma pequena população africana a aproximadamente 200.000 anos atrás. Sendo assim os Humanos Modernos são datados a partir dos 130.000 anos.Entre as principais características temos o aumento do tamanho da caixa craniana As características anatômicas e comportamentais que acompanharam a transformação evolutiva de H. erectus para H. sapiens envolveu, anatomicamente, uma diminuição da robustez do tanto do esqueleto quanto dos dentes, modificações funcionais particularmente relacionada a locomoção e o aumento do volume craniano (1330 cm3) e estrutura das mãos para uma melhor destreza manual.

Quanto ao aspecto comportamental, a transição trouxe o desenvolvimento de uma indústria lítica mais apurada e com tecnologia de ferramentas diversas, estratégias de coleta e procura de alimentos mais eficientes, organização social mais complexa, o desenvolvimento completo de idioma falado, e expressão artística. Porém, como foi mencionado acima não há um consenso quanto a origem, destes anatomicamente humanos modernos. Inicialmente caçadores coletores, posteriormente agriculturalistas com grande capacidade para aprendizagem.

Você é tudo! Você consegue!

Beijos

Liliana

Perguntas interessantes