História, perguntado por kamillerodriguespkn, 7 meses atrás

1-Indique em qual contexto histórico o documento foi produzido e quais ideias do iluminismo você conseguiu detectar nele. Independência do Haiti.

Soluções para a tarefa

Respondido por enzofernandescrestan
1

Resposta:

Explicação:

A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana. Apesar das centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue conseguiu alcançar a independência permanente. A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos no Novo Mundo.

Na França, na maioria dos Estados Gerais, constituiu-se a Assembleia Nacional, órgão consultivo do rei, que fez mudanças radicais na legislação francesa. Em 26 de agosto de 1789, publicou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que declarava que todos os homens eram livres e iguais. A Revolução Francesa forma o curso do conflito em Saint-Dominique, e foi bem acolhida em primeiro lugar na ilha.

A população africana na ilha começou a ouvir a agitação pela independência dos fazendeiros ricos da Europa, os grands blancs, que se ressentiam da França por limitações no comércio exterior da ilha. Os africanos, principalmente, aliavam-se com monarquistas e britânicos, pois entendiam que, se a independência de Saint-Domingue estivesse sendo liderada por senhores de escravos brancos, provavelmente significaria um tratamento ainda mais rigoroso e aumento da injustiça para a população africana: os proprietários de plantações seriam livres para operar a escravidão como quisessem, sem o mínimo de responsabilidade para com os seus pares franceses.

No dia 4 de fevereiro de 1794 sob a liderança de Maximilien Robespierre, a Convenção francesa votou a favor da abolição da escravatura [...] Robespierre ainda é reverenciado pelos pobres do Haiti hoje.

As pessoas de cor livres de Saint-Domingue, principalmente Julien Raimond, tinham ativamente apelado para a França pela igualdade civil completa com os brancos desde a década de 1780. Raimond usou a Revolução Francesa para tornar a questão colonial importante antes da Assembleia Nacional francesa. Em outubro de 1790, Vincent Ogé, outro homem rico livre de cor da colônia, retornou de Paris, onde tinha trabalhado com Raimond. Convencidos de que uma lei aprovada pela Assembleia Constituinte Francesa dava plenos direitos civis para os homens ricos de cor, Ogé exigiu o direito de votar. Quando o governador colonial recusou, Ogé liderou uma breve revolta na área em torno de Cap Francais. Ele foi capturado em 1791, e brutalmente executado.

Perguntas interessantes