1) Inclinação, inclinaçãol O que quer dizer inclinação? Terás, sem dúvida, por algum francelho frequentador de bailes e passeios, jogador do écarté e dançador de polca? Essas incli- nações é que perdem a muitas meninas. Esta cabecinha ainda está muito leve; eu é que sei o que te convém: serás freira. A liberdade individual é um dos princípios mais caros aos autores românticos. Por que a atitude de Florência vai contra esse princípio?
2)O que há de ridículo na argumentação de Florência, quando tenta definir o mundo? O que essa fala revela sobre o caráter do personagem?
3- Chamado a ajudar no convencimento de Emília, Ambró- sio repete o discurso em que Florência se embaraçou.
A) O que há de ridículo nesse discurso?
B) Que efeito produz a última frase de Ambrósio? Explique.
4) Para conseguir efeitos de humor, Martins Pena utiliza recursos e convenções comuns no teatro popular e burlesco. Um deles é revelar ao espectador coisas que os personagens, embora presentes na cena, não conseguem perceber. Aponte dois exemplos desse recurso na cena lida.
(IMAGENS NO ANEXO ABAIXO)
Soluções para a tarefa
1-Porque ela desrespeita a liberdade da filha de escolher os rumos da própria vida. Emília confessa não ter inclinação para a vida religiosa, mas Florência despreza seu argumento.
2- A forma como se atrapalha e gagueja ridiculamente, pois apenas tenta reproduzir um discurso de Ambrósio. A fala revela o caráter submisso de Florência e sua incapacidade de agir por opinião própria.
3- A) O discurso é rídiculo pela linguagem pomposa, cheia de metáforas, com um vocabulário difícil.
B)A última frase estabelece um contraste com a retórica empolada e solene, acentuando o ridículo e ia falsidade do discurso.
4-Ambrósio fica algum tempo à porta, observando o diálogo entre Florência e Emilia, sem ser percebido por elas. Quando Florência se embaraça em seu discurso, faz comentários 'à parte`; esses comentários são ouvidos pela plateia, mas não por Emília.