1. Imagine como seria viver em uma sociedade na qual ninguém fosse livre para dizer o que pensa, para expressar suas ideias, escolher suas crenças e usar sua criatividade.
2. Produza um texto descrevendo como seria viver em uma sociedade como a imaginada e explicando por que você pensa dessa maneira
Não consigo pensar me ajuudaa (20 ponts)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para viver em um regime totalitário que censura a população, nós teríamos que zelar com nossas palavras. E evitar à todo custo, criticar algum problema social, econômico ou de gestão.
Acreditamos que a primeira coisa que veríamos é a mudança da imprensa, a imprensa abandonaria todas as manchetes negativas sobre o governo e se tornaria um canal de apoio ao mesmo, com boas notícias e positivismo. A imprensa que não seguisse a regra seria retirada do ar e seus responsáveis seriam presos ou até executados pela infração.
Nas escolas, os professores e alunos seriam proibidos de criticar o governo, tal como a imprensa, os materiais didáticos seriam inspecionados e reformulados para o positivismo se fosse preciso. As disciplinas que envolvem o senso critíco seriam retiradas da grade escolar e substituídas por outras disciplinas ou aulas sobre o governo em exercício, então, não teríamos aulas de sociologia ou filosofia. Isso contaria também para as universidades que seriam proibidas de dar aulas que envolvam o pensamento critíco e os cursos com esse ideal também seriam vetados.
Redes sociais seriam censuradas e manipuladas pelo estado, para ocultar o criticismo e promover o positivismo. Pessoas ou páginas que divulgassem alguma opinião contrária, seriam perseguidas e detidas.
Os artistas em geral, seriam censurados e moderados pelo governo vigente à custo de evitar a propagação de ideais revolucionários, tal como ocorreu no Regime Militar Brasileiro (1964-1985) onde artistas foram presos ou exilados.
Na sociedade em geral, seríamos extremamente vigiados pelo próprio governo e por outras pessoas próximas que seriam estimuladas por programas de denúncia de criticismo. Nós, teríamos que opinar nas escondidas ou se abster totalmente.
BÔNUS:
Recomendo a leitura do livro 1984 de George Orwell, livro que fala sobre uma realidade onde um governo totalitário vigia o povo de maneira doentia para evitar o criticismo e promover a devoção ao estado.