1. identifique o tipo de documento, seu autor, o lugar e a época em que foi produzido.
2. de acordo com o autor, quem fazia parte da família ateniense? quais eram os atributos de cada um?
3. para o autor do texto, qual é a importância da educação das mulheres e das crianças?
4. explique, no contexto da cidade de Atenas, a afirmação "o silêncio é a gloria de uma mulher, mas não do homem"
Soluções para a tarefa
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Olá!!
Aqui está o restante a questão:
Hierarquia familiar em Atenas:
"Comecemos examinando tudo em seus mínimos elementos. As primeiras e mínimas partes possíveis de uma família são senhor e escravo, marido e mulher, pai e filhos. Temos, por isso, que considerar o que cada uma dessas relações é, e o que poderia ser. [...] a dominação do homem livre sobre o escravo, do homem sobre a mulher, do homem sobre o menino, são todas naturais, mas diferentes, porque, embora as partes da alma estejam presentes em todos os casos, a distribuição é outra. Assim, a faculdade de decisão, na alma, não está completamente presente num escravo; na mulher, é inoperante; numa criança, não desenvolvida. Devemos, portanto, concluir que as mesmas condições prevalecem em relação às virtudes éticas, isto é, todas elas participam da alma dos dominados, embora não na mesma extensão, mas apenas como deve ser exigido de cada um para sua função peculiar. O dirigente deve ter a virtude ética por inteiro, pois sua tarefa é liderar e a razão lidera. E os outros membros devem ter o montante apropriado a cada um. Assim, é evidente que cada classe mencionada deve ter virtude ética. Também está claro que existe alguma variação nas virtudes éticas; o respeito próprio não é o mesmo num homem e numa mulher, assim como acontece com o senso de justiça e a coragem, como Sócrates julgava; a primeira é a coragem daquele que comanda, a outra, do servo; e ocorre o mesmo com as outras virtudes. [...] Melhores que aqueles que procuram definições generalistas são os que [...] enumeram as diferentes virtudes. Assim, o poeta Sófocles preferiu dizer que 'o silêncio é a glória de uma mulher', mas não do homem. Devemos sempre seguir com esse método, de avaliar a virtude de acordo com a função. Veja-se a criança: ainda não inteiramente desenvolvida, sua função é crescer; assim, não podemos falar de sua virtude como absoluta, mas apenas em relação ao progresso de seu desenvolvimento e a quem quer que seja o responsável por ela. Assim também quanto ao escravo e ao senhor; vimos que a função do primeiro é executar trabalhos inferiores; desse modo, a quantidade de virtude requerida não será muito grande, apenas o suficiente para garantir que ele não negligencie seus deveres com uma vida dissoluta ou por mera fraqueza. [...] são todos assuntos pertinentes à administração da família e toda família é parte do Estado; e a virtude da parte precisa ser examinada em relação à virtude do todo. Isso significa que as crianças e as mulheres devem ser educadas com um olho na constituição do Estado - ao menos se é verdadeiro dizer que faz diferença, para a excelência do Estado, que suas crianças e mulheres devam ser boas. E realmente isso faz diferença, pois as mulheres compõem metade da população livre adulta, e das crianças surgirão aqueles que virão a ser cidadãos e a participar da vida política."
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Vamos as respostas:
1 - Pelo texto pode-se subentender que se trata de um exame sobre alguma lei, que se passa na antiga civilização grega e provavelmente foi algum magistrado que a fez.
2 - Como sabemos era uma família patriarcal, ou seja, tinha o senhor da casa (o homem), a mulher e os filhos que deveriam ser subordinados ao mesmo, e também tinha a presença de escravos.
3 - Era que grande parte da população era composta de crianças e mulheres, por isso essa necessidade. Principalmente para os meninos, já que os únicos a terem cidadania na época eram os homens, e eles precisavam compreender diversos assuntos.
4 - Como dito anteriormente as mulheres atenienses não eram consideradas cidadãs, por isso não tinham direitos. Além de serem consideras inferiores aos homens, por isso a existência dessa frase. Já que naquela época só os homens eram detentores de grandes feitos e inteligência.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Aqui está o restante a questão:
Hierarquia familiar em Atenas:
"Comecemos examinando tudo em seus mínimos elementos. As primeiras e mínimas partes possíveis de uma família são senhor e escravo, marido e mulher, pai e filhos. Temos, por isso, que considerar o que cada uma dessas relações é, e o que poderia ser. [...] a dominação do homem livre sobre o escravo, do homem sobre a mulher, do homem sobre o menino, são todas naturais, mas diferentes, porque, embora as partes da alma estejam presentes em todos os casos, a distribuição é outra. Assim, a faculdade de decisão, na alma, não está completamente presente num escravo; na mulher, é inoperante; numa criança, não desenvolvida. Devemos, portanto, concluir que as mesmas condições prevalecem em relação às virtudes éticas, isto é, todas elas participam da alma dos dominados, embora não na mesma extensão, mas apenas como deve ser exigido de cada um para sua função peculiar. O dirigente deve ter a virtude ética por inteiro, pois sua tarefa é liderar e a razão lidera. E os outros membros devem ter o montante apropriado a cada um. Assim, é evidente que cada classe mencionada deve ter virtude ética. Também está claro que existe alguma variação nas virtudes éticas; o respeito próprio não é o mesmo num homem e numa mulher, assim como acontece com o senso de justiça e a coragem, como Sócrates julgava; a primeira é a coragem daquele que comanda, a outra, do servo; e ocorre o mesmo com as outras virtudes. [...] Melhores que aqueles que procuram definições generalistas são os que [...] enumeram as diferentes virtudes. Assim, o poeta Sófocles preferiu dizer que 'o silêncio é a glória de uma mulher', mas não do homem. Devemos sempre seguir com esse método, de avaliar a virtude de acordo com a função. Veja-se a criança: ainda não inteiramente desenvolvida, sua função é crescer; assim, não podemos falar de sua virtude como absoluta, mas apenas em relação ao progresso de seu desenvolvimento e a quem quer que seja o responsável por ela. Assim também quanto ao escravo e ao senhor; vimos que a função do primeiro é executar trabalhos inferiores; desse modo, a quantidade de virtude requerida não será muito grande, apenas o suficiente para garantir que ele não negligencie seus deveres com uma vida dissoluta ou por mera fraqueza. [...] são todos assuntos pertinentes à administração da família e toda família é parte do Estado; e a virtude da parte precisa ser examinada em relação à virtude do todo. Isso significa que as crianças e as mulheres devem ser educadas com um olho na constituição do Estado - ao menos se é verdadeiro dizer que faz diferença, para a excelência do Estado, que suas crianças e mulheres devam ser boas. E realmente isso faz diferença, pois as mulheres compõem metade da população livre adulta, e das crianças surgirão aqueles que virão a ser cidadãos e a participar da vida política."
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Vamos as respostas:
1 - Pelo texto pode-se subentender que se trata de um exame sobre alguma lei, que se passa na antiga civilização grega e provavelmente foi algum magistrado que a fez.
2 - Como sabemos era uma família patriarcal, ou seja, tinha o senhor da casa (o homem), a mulher e os filhos que deveriam ser subordinados ao mesmo, e também tinha a presença de escravos.
3 - Era que grande parte da população era composta de crianças e mulheres, por isso essa necessidade. Principalmente para os meninos, já que os únicos a terem cidadania na época eram os homens, e eles precisavam compreender diversos assuntos.
4 - Como dito anteriormente as mulheres atenienses não eram consideradas cidadãs, por isso não tinham direitos. Além de serem consideras inferiores aos homens, por isso a existência dessa frase. Já que naquela época só os homens eram detentores de grandes feitos e inteligência.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
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