1. Identifique no texto 1 elementos que permitem classificar Descartes como filósofo racionalista.
2. Identifique no texto 2 a crítica a Descartes.
3. Com base na citação abaixo, identifique a crítica feita por Kant às tendências racionalistas e empiristas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Temos como elementos que permitem classificar Descartes como filósofo racionalista o fato de que para o mesmo em toda sua obra está explícito que a razão vem sempre em primeiro lugar, e que a razão exige a utilização de um método que seja científico.
Ou seja, podemos classificar Descartes como filósofo racionalista porque em toda a sua obra está expressa a utilização de um método e descartado qualquer tipo de senso comum: René Descartes prega o uso da razão acima de qualquer outra coisa.
Abraços!
Explicação:
Acerca de críticas que foram feitas À Descartes, durante principalmente seus processo de criação além de quando seus modelos eram evidenciados, são as seguintes:
Alguns chegaram a afirmar que o mesmo havia ido longe demais, ao afirmar que o mesmo pensava. Isso porque o ideal seria a afirmação pelo filósofo de que há pensamentos, haja vista que o fato de o mesmo pensar não poderia ser comprovado, sendo o crítico.
1. Descartes afirma no texto 1 que alma e corpo são distintos. É na alma que reside o pensamento, a razão. As ideias residem na alma que opera a percepção e o entendimento, bem como as inclinações de vontade. Portanto, para Descartes, somente pelo pensamento, pela razão, podemos conhecer as coisas.
Kant concilia racionalistas e empiristas
2. O texto 2 pertence a John Locke, filósofo empirista que em sua critica ao racionalismo afirma ser a experiência a base do conhecimento. Se a mente, quando nascemos é como uma folha em branco, é a experiência apreendida na reflexão sobre as coisas que produz o conhecimento.
3. Kant promove a conciliação entre as duas correntes: o racionalismo de Descartes e o empirismo de Locke. Kant afirma que o conhecimento surge como um composto das formas a priori da sensibilidade e do entendimento a posteriori, característico da cognição humana.
Aprenda mais sobre O conhecimento para Kant em: brainly.com.br/tarefa/25913
#SPJ2