1)
I: O discurso sobre o currículo reflete nossa prática pedagógica, pois ele determina uma cultura comum que compartilhamos.
PORQUE
II: Tratar do currículo implica em abordar também determinada práxis sobre a construção e assimilação dos conhecimentos.
Frente ao exposto é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
A asserção I é verdadeira e a II é falsa
b)
A asserção I é falsa e a II é verdadeira
c)
As duas asserções são falsas
d)
As duas asserções são verdadeiras
e)
As duas asserções não contemplam aspectos relacionados ao currículo.
2)
De acordo com Sacristán (1999, p. 205),
"o protótipo de currículo da modernidade pedagógica tem suas raízes na concepção de Paideia ateniense que era elitista, porque a formação era para a classe dominante. Depois incorporou o legado do humanismo renascentista, igualmente minoritário, destruído mais tarde pela orientação realista, própria do desenvolvimento da ciência moderna, iniciada nos séculos XVII e XVIII. [...] Com os ideais da Revolução Francesa e, mais tarde, com os movimentos revolucionários dos séculos XIX e XX, há uma incorporação das dimensões moral e democrática, segundo as quais a educação redime os homens, cultiva-os para o sucesso de uma nova sociedade e forma-os como cidadãos; por isso, deve estar à disposição de todos e tornar-se universal".
Ao pensarmos sobre o texto acima é possível afirmar como verdadeiro o que se apresenta em:
I: A educação não foi apresentada da mesma maneira para todos os sujeitos, porque em Atenas servia especialmente à elite.
II: A educação ao incorporar o ideário humanista renascentista esteve à disposição de todas as pessoas e com a mesma intencionalidade.
III: Após a Revolução Francesa a educação passa a ter uma intencionalidade moral e democrática, tendo em vista formar uma nova sociedade.
Alternativas:
a)
Apenas II – III
b)
I – II – III
c)
Apenas I – III
d)
Apenas II
e)
Apenas III
Soluções para a tarefa
Segundo o material de apoio que utilizo as alternativas correta são:
1) D) As duas asserções são verdadeiras.
2) Ao pensarmos sobre o texto acima é possível afirmar como verdadeiro o que se apresenta em: I: A educação não foi apresentada da mesma maneira para todos os sujeitos, porque em Atenas servia especialmente à elite. II: A educação ao incorporar o ideário humanista renascentista esteve à disposição de todas as pessoas e com a mesma intencionalidade. III: Após a Revolução Francesa a educação passa a ter uma intencionalidade moral e democrática, tendo em vista formar uma nova sociedade. C) Apenas I – III.
3) B) Saberes – dominação – conteúdos – emancipação.
4) A partir disso surgiram as teorias curriculares, são elas: 1: Teorias não críticas ou teorias tradicionais; 2: Teorias críticas; 3: Teorias pós-críticas; - Atribuindo os números 1, 2 e 3 para cada definição indique qual descrição abaixo expressa cada uma delas. - ( ) Compreendem o currículo como neutro, científico e objetivo. A necessidade de especialização do currículo e da especificidade disciplinar justifica-se pelo fato de que os conteúdos deveriam ser prescritos para que pudessem ser eficientes, em alusão ao modelo industrial e fabril que estava sendo posto. - ( ) Nessas teorias leva-se em consideração a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, multiculturalismo e o sujeito. ( ) Tiveram como escopo subverter a ordem e a lógica da organização curricular proposta pela vertente tradicional. Elas questionavam o formalismo curricular e o aporte quase exclusivamente técnico, questionando que o saber escolar também legitimava as desigualdades presentes nos âmbitos social, econômico, político e cultural. ( ) Os principais pensadores que contribuíram e influenciaram essa teorias curriculares foram os pós-estruturalistas representados por Foucault, Derrida e Guattari. A visão desses teóricos sobre o currículo refuta a construção dele como unívoco, centrado, unitário, neutro, objetivo e racional, porque o processo de subjetivação sempre está presente dentro da construção curricular. C) 1 – 3 – 2 – 3.
5) Ainda sobre as DCNs é correto o que se afirma em: I: São leis que fornecem metas e objetivos a serem buscados em cada curso/segmento. II: São apenas referências curriculares que podem orientar o planejamento curricular escolar (não são leis). (obs: o que não são leis são os PCNs). III: Permitem orientar e sistematizar os preceitos presentes na Constituição Federal e na LDB. E) Apenas I – III.
1AV:1d 2c 3b 4c de
2Av:1e 2e 3d 4a5a
Todas corretas