1 — “Historicamente, o processo pelo qual a burguesia tomou-se no decorrer do século XVIII a classe politicamente dominante abrigou-se atrás da instalação de um quadro jurídico explícito, codificado, formalmente igualitário, e através da organização de um regime de tipo parlamentar e representativo. Mas o desenvolvimento e a generalização dos dispositivos disciplinares constituíram a outra vertente, obscura, desse processo.
A partir dessa citação, atenda às questões:
a) Qual a contradição a que Foucault faz referência no texto?
b) Quais são os dispositivos disciplinares a que ele se refere?
c) Justifique, com um exemplo, o fato de que, para Foucault, o poder antecede o saber.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
a) ele afirma que a burguesia tornou-se a classe dominante instalando um quadro jurídico, formalmente igualitário,mas que a generalização dos dispositivos disciplinares era o lado obscuro do processo, que se dizia igualitário.
b) esses dispositivos disciplinares eram o lado obscuro do processo de a burguesia torna-se a classe dominante.
c) penso que o poder antecede o saber porque as pessoas estão sempre em busca de poder. O saber vem depois porque serve para manter o poder.
Explicação: confia na mãe
Resposta:
1- a) A grande contradição é o fato de a burguesia ter implementado um sistema jurídico que formalmente é igualitário mas que se você observar a fundo serve apenas para manter o poder dominante que a eles já existiam há um tempo.
b) Os referidos dispositivos disciplinares podem ser vistos como um lado obscuro do processo para tornar a burgueis classe dominante.
c) O poder vem antes do saber tendo em vista que esse último serve para questionar um poder já existente.
2- Na sociedade capitalista moderna, observamos várias formações impostas por empresas que visam o tipo padrão de trabalhador. Isso varia muito de acordo com o estilo de trabalho. Um exemplo muito comum é a vestimenta, ou o estilo de cabelo, que muitos locais não aceitam como seus empregados.