1) História do negro no Brasil:
- Escravidão dos africanos: COMO e QUANDO tudo começou?
- Abolição: QUANDO A ESCRAVIDÃO FOI ABOLIDA NO BRASIL? COMO isso
aconteceu?
2) Racismo:
- Que é o RACISMO?
- Quais as LEIS EXISTENTES NO BRASIL TENTAM COMBATER O RACISMO? Cite uma
lei e fale sobre o alcance desse dispositivo legislativo (O QUE SE CONFIGURA COMO
RACISMO e quais as PUNIÇÕES PREVISTAS)?
- Cite algum CASO EXPLÍCITO DE RACISMO NOTICIADO ATUALMENTE?
RÁPIDO POR FAVOR!!!
Juliaurrea737:
Se tiver alguma coisa errada, me fala que eu corrijo
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1) Escravidão dos africanos:
- Apartir de 1550, os portugueses começaram a negociar escravos africanos para trabalhar nas plantações de açúcar, depois que o povo tupi nativo se deteriorou. ... Em meados do século XIX, muitos ameríndios foram escravizados para trabalhar nas plantações de borracha.
Abolição:
- A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1888 e foi resultado de intensa mobilização pelo decreto da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil. ... A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
2) Racismo:
- Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.
LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor.
O que é racismo segundo a lei?
- Já o crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos.
Quais penas são aplicadas a pessoas que cometem atos de discriminação?
- "Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
Perguntas interessantes