1. Há uma passagem fundamental na construção teórica do processo de miscigenação no Brasil: ao invés da miscigenação vista pelos olhos da biologia, a ideia da mistura das raças passa a ser interpretada pela noção étnica-cultural. Qual a diferença entre essas duas abordagens (miscigenação biológica / miscigenação étnico-cultural) para o entendimento da formação da identidade brasileira?
Soluções para a tarefa
A miscigenação étnico-cultural refere-se a mistura das culturas, sendo que cada lugar do mundo possui uma cultura própria e quando esses se unem forma uma mistura de culturas. Por exemplo: São Paulo é uma cidade com grande variedade de miscigenação étnico cultural, pois moram italiano, japoneses, colombianos, brasileiros...existe um bairro com costumes da Itália, outro com costumes do japão...sendo considerada desta maneira uma mistura de diferentes culturas.
Bem, essa diferença esta atrelada a diferenciação genética entre os indivíduos, que, quando introduzidos em outra sociedade tendem a se multiplicar tendo genes de diferentes raças, como no caso dos Europeus Vindo para o Brasil.
Além disso, a diferenciação da miscigenação étnico-cultural está na pluralização das culturas.
Assim, a diversidade cultural é basicamente o que define as diferenças entre as culturas.
Por fim, notamos que a diferenciação cultural não é necessariamente negativa, ela serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma, sem descrição pelo fato de uma ser primitiva e outra não.
Caso tenha interesse em mais uma questão sobre pluralidade cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/20580843