1)
Há uma história nova, e um de seus pioneiros, Henri Berr, já empregava esse termo em 1930. E esse lugar original da história deve-se a duas características essenciais: sua renovação integral e o enraizamento de sua mutação em antigas e sólidas tradições. (...). Mas a história não se contentou em abrir para si mesma, aqui ou acolá, novos horizontes, novos setores.
LE GOFF, Jacques. A História Nova. In NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério Forastieri (orgs). Nova História em perspectiva, vol.1. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Na esteira dos processos historiográficos relativos à ‘Nova História’, desenvolveram-se diferentes concepções analíticas que alteraram drasticamente a forma de construir o saber histórico, bem como o foco dos elementos de estudo do historiador contemporâneo.
Desse modo, com o objetivo de estabelecer uma síntese sobre a historiografia contemporânea (século XX), assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
A ‘Terceira Geração’ do movimento Annales, formada por eminentes historiadores como Carlo Ginzburg e Jacques Le Goff, destaca-se por recolocar elementos culturais e mnemônicos (relativos à memória) no centro da análise historiográfica, recuperando a abordagem da ‘psicologia coletiva’ discutida por Marc Bloch.
b)
O conceito de ‘Nova História’ envolve a ruptura metodológica com a dinâmica historiográfica do século XIX, consolidando a chamada ‘Primeira Geração’ do movimento Annales que vinha por apresentar uma contribuição ao saber historiográfico após o fim da Primeira Guerra Mundial.
c)
A proposta de Fernand Braudel em seu estudo sobre o Mar Mediterrâneo é um exemplo do paradigma metodológico da Segunda geração do movimento Annales; neste estudo, o autor apresenta a importância dos aspectos culturais e religiosos para a compreensão das tensões políticas entre cristãos e muçulmanos nas áreas comerciais da Europa Ocidental.
d)
Embora concordantes em relação à importância da ‘memória oficial’ e da ‘Longa Duração’ como chaves interpretativas da História, as abordagens analíticas e referências metodológicas relativas aos movimentos da ‘Nova História’, da ‘micro-história’ e da ‘Terceira Geração’ do movimento Annales são absolutamente distintas entre si, inclusive na perspectiva do seu desenvolvimento histórico.
e)
A ‘Nova História’, surgida na década de 1940, está associada ao revisionismo dos processos de descrição historiográfica desencadeados a partir do fim da Segunda Guerra Mundial; neste período, tornava-se evidente recuperar a memória popular que havia sido ameaçada de desaparecimento com a ascensão dos regimes totalitários de direita na Europa Ocidental.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
É correta a alternativa E, já que a "Nova História", defendida pela Escola de Annales, foi marcada pela tentativa de reformar as bases metodológicas da historiografia e surgiu no contexto da Segunda Guerra.
Na época era comum a ideia de que a História só poderia ser realizada a partir de um número reduzido de fontes, não sendo as fontes orais consideradas adequadas para este tipo de trabalho. Este paradigma os annalistas rejeitavam, vendo como possível, a partir da análise crítica, estabelecer discursos históricos a partir de fontes orais, como depoimentos e entrevistas.
sandraaparecidafrick:
por favor respostas da AV 1 e AV2 da historia geral
Respondido por
14
Resposta:
vcs tem as respostas corretas da AV2 Historia Geral de Geografia 7 semestre
Explicação:
Perguntas interessantes