História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

1) Há quanto tempo você acha que existe o sistema de Correios no Brasil? (a) até 10 anos. (2) Como foi a chegada da família real no Brasil? 3) O que motivou a viagem de Dom João VI e da família real até o Brasil? 4) Compare as condições de vida entre os grupos sociais apresentados na obra de Debret durante o período colonial no Brasil. a) corte b) indígenas c) negros. 5) Faça um pequeno resumo sobre a Carta Régia de 13 de maio de 1808.

Soluções para a tarefa

Respondido por UrzamerI
1

Resposta:

1) Existe a mais de 100 anos.

2) A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 28 de novembro de 1807 e a comitiva aportou no Brasil em 22 de janeiro de 1808.

O refúgio no Brasil foi uma manobra inédita do Príncipe-Regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.

3) Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.

Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.

Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807.

O príncipe regente, Dom João, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.

Atualmente, estes números estão sendo revistos, pois muitos historiadores consideram a cifra exagerada.

4) No período colonial brasileiro existiram diversas fases de relações sociais.

Entretanto os negros e indígenas sempre foram marginalizados e isso não necessariamente melhorou com a vinda da família real para o Brasil, em 1808.

Assim, os brancos europeus que vinham de famílias nobres tinham o melhor tratamento, por serem das elites, enquanto negros eram explorados para servidão, e os indígenas caçados para utilização de suas terras.

5) O decreto de Abertura dos Portos às nações amigas foi uma carta régia promulgada pelo príncipe-regente de Portugal, no dia 28 de Janeiro de 1808, em Salvador, na Capitânia da Baía de todos os santos, no contexto da guerra Peninsular. Foi a primeira carta Régia promulgada pelo príncipe-regente no Brasil, o que se deu apenas quatro dias após sua chegada, com a família real e a nobreza portuguesa, em 24 de Janeiro de 1808.

Por esse diploma era autorizada a abertura dos portos do Brasil ao comércio com as nações amigas de Portugal, do que se benefíciou largamente o comércio britânico. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução industrial.

A carta marcou o fim do Pacto Colonial, o qual na prática obrigava a que todos os produtos das colônias passasem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar Matérias-Primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com a respectivas metrópoles.

É isso espero ter ajudado. :3

Perguntas interessantes