Português, perguntado por mariasileide2604, 11 meses atrás

1- Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o texto II apresente um julgamento de valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete *

a) o dinamismo da língua na criação de novas palavras.

b) uma nova realidade limitando o aparecimento de novas palavras.

c) a apropriação inadequada de mecanismos de criação de palavras por leigos.

2- Sobre o estrangeirismo, todas as alternativas estão corretas, exceto: *

a) O estrangeirismo é o emprego de palavras, expressões e construções alheias ao idioma tomadas por empréstimos de outra língua. Vocábulos oriundos de outras línguas são incorporados por meio de um processo natural de assimilação de cultura ou ainda por conta da proximidade geográfica com regiões cujos idiomas oficiais sejam outros.

b) O estrangeirismo é um fenômeno linguístico orgânico, isto é, ele acontece de maneira espontânea e sua permanência é decidida pelos falantes, que podem, ou não, aportuguesar os empréstimos vocabulares.

c) O estrangeirismo é um fenômeno linguístico que coloca em risco a soberania da língua portuguesa, um patrimônio imaterial do Brasil.

3- Sobre o neologismo, todas as alternativas estão corretas, exceto: *

a) Os neologismos podem ser classificados como neologismo lexical, que é a aquisição de uma nova palavra no vocabulário da língua; e neologismo semântico, que é o empréstimo de um novo sentido a uma palavra já existente.

b) Um neologismo formado por onomatopeia consiste na criação de palavras para registrar sons, ruídos, vozes de animais, como miar, piar, cataplum, pingue-pongue etc.

c) Os neologismos devem ser evitados na língua portuguesa, pois ameaçam as atividades discursivas. A comunicação é a função principal da linguagem, portanto, deve-se evitar o emprego de novos vocábulos a fim de que essa função não seja prejudicada.

Olá marque as alternativas corretas ☝️☝️☝️

më äjüdėm pør fävör gälęrä ♥️ preciso entregar hoje ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por agatha777servo
20

Resposta:

a) o dinamismo da língua na criação de novas palavras

Explicação:

eu coloquei na minha resposta também

Respondido por torres320
7

1) O processo de formação da palavra "sambódromo" reflete o o dinamismo da língua na criação de novas palavras. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa A.

Independentemente da opinião do autor do texto a respeito do processod e formação a palavra "sambódromo" , é interessante salientar a criatividade humana que se torna perceptível quando analisamos novas palavras. Isso só é possível devido ao fato de a língua ser dinânima e viva; assim, novos vocábulos são criados por diferentes processos de formação.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/36810627

2) Em relação aos estrangeirismos, a alternativa incorreta é esta:  estrangeirismo é um fenômeno linguístico que coloca em risco a soberania da língua portuguesa, um patrimônio imaterial do Brasil. Por isso, deve ser marcada a alternativa C.

Quando falamos em estrangeirismos, estamos nos referindo a palavras ou expressões de origem estrangeira que são incorporadas de maneira natural à língua portuguesa. Isso significa que esse processo não coloca em risco nosso vernáculo, já que ocorre de forma natural. Visto que as línguas são vivas, é natural que processos de formação de palavras aconteçam e isso pode incluir palavras estrangeiras, tendo em vista a exposição de falantes a diferentes idiomas,

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/42559011

3) A opção incorreta sobre os neologismos é esta: Os neologismos devem ser evitados na língua portuguesa, pois ameaçam as atividades discursivas. A comunicação é a função principal da linguagem, portanto, deve-se evitar o emprego de novos vocábulos a fim de que essa função não seja prejudicada. Assim, deve ser marcada a alternativa C.

Como já mencionado, a língua é viva e isso faz com que novas palavras surjam. Os neologismos são parte natural de todas as línguas e não prova da heterogeneidade linguística. Por isso, não ameaçam atividades discursivas, pelo contrário, são provas de que elas existem.

Não devemos evitar emprego de neologismo. Tudo depende da situação de comunicação em que o falante está inserido.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/39578180

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes