1)
Há diversos tipos de argumentos para defender a existência de um ser superior, que poderia ser considerado como Deus. Alguns argumentos de baseiam na noção de causalidade, outros nos conceitos de beleza, de verdade e no próprio conceito de Deus. Tais argumentos foram apresentados por filósofos pertencentes às mais variadas tradições e em diversas épocas.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre os tipos de argumentos apresentados na Coluna A, com suas respectivas caracterizações, apresentadas na Coluna B.
Coluna A Coluna B
I. Cosmológica 1. A mente reconhece a existência de algo superior a própria mente.
II. Ontológica 2. Cada ser do universo deve ter uma causa, então deve existir Deus, como causa última de todas as coisas.
III. Psicológica 3. A existência de seres naturalmente belos implica a existência da própria Beleza.
IV. Estética 4. A existência no ser humano de um senso instintivo do que é certo e do que é errado implica que tal senso deve ter vindo de algo ou alguém externo ao ser humano.
V. Moral 5. O conceito de Deus implica que Deus é um ser superior a todos os outros seres, então Deus deve existir, pois existir é uma perfeição.
Considerando as informações contidas na tabela, as associações corretas entre as Colunas A e B são dadas por:
Alternativas:
a)
I - 2; II - 5; III - 1; IV - 3; V - 4.
b)
I - 5; II - 2; III - 1; IV - 3; V - 4.
c)
I - 2; II - 4; III - 3; IV - 1; V - 5.
Soluções para a tarefa
De acordo com as concepções da existência de Deus, a sequência correta é: a) I - 2; II - 5; III - 1; IV - 3; V - 4.
5 vias para a existência de Deus
- 1ª: Primeiro Motor - essa teoria concebe que tudo que se move só se move, porque algo moveu. Assim, pode-se perguntar quem move Deus. A resposta é que Deus automovimenta-se e autoimpulsiona-se por ser eterno.
- 2ª: Causa eficiente - para o filósofo, tudo que existe no mundo foi consequência de outro ser no mundo. Tudo é causa e efeito. Contudo, Deus não possui causa em sua criação. Assim, Ele é a sua própria causa primeira.
- 3ª: Ser necessário - Deus é necessário, porque ele é criador e criou tudo do nada, inclusive a Si próprio. Com isso, se Ele não existisse, nada existiria.
- 4ª: Ser perfeito - Para Santo Tomás, há hierarquia de perfeição nos seres imperfeitos. Assim, o Perfeitíssimo é Deus. Após, são os anjos, pois são criaturas imortais e, por último, os seres humanos, que possuem a matéria e o pecado original como afastamento da perfeição.
- 5ª: Inteligência ordenadora - o pensador acredita que, no mundo, há uma espécie de inteligência que controla tudo. Tal inteligência é responsável por ordenar e "ditar as regras". O Ser que possui a inteligência ordenadora é Deus (acima do caos e do acaso), que cria e determina tudo o que existe.
Para saber mais sobre a existência de Deus: brainly.com.br/tarefa/20075179
Resposta:
1)
→ a) I - 2; II - 5; III - 1; IV - 3; V - 4.
Alternativa assinalada
b) I - 5; II - 2; III - 1; IV - 3; V - 4.
c) I - 2; II - 4; III - 3; IV - 1; V - 5.
d) I - 5; II - 2; III - 3; IV - 1; V - 4.
e) I - 1; II - 3; III - 4; IV - 5; V - 2.
2)
a) É a síntese do argumento ontológico apresentado por Anselmo.
→b) É a síntese do argumento psicológico apresentado por Agostinho.
Alternativa assinalada
c) É a síntese de uma argumento cosmológico apresentado por Tomás de Aquino.
d) É a síntese do argumento moral apresentado por C. S. Lewis.
e) É a síntese do argumento Kalam apresentado por William Craig.
3)
a) Um teólogo não pode ser um filósofo, porque suas práticas nada têm em comum. Não existe sequer uma proposição que seja afirmada por um teólogo e um filósofo.
b) Tanto o teólogo quanto o filósofo tratam exatamente dos mesmos problemas. A diferença entre Filosofia e Teologia é apenas uma convenção.
c) Os métodos e as fontes nas quais se baseiam o teólogo e o filósofo são os mesmos. Os dois se baseiam na revelação da Verdade e esta não é outra coisa senão Deus.
d) O teólogo e o filósofo podem se ignorar mutuamente. Nada que um considere em sua prática interessa ao outro. Eles nunca concordam sobre nenhum assunto.
e) Ainda que possam afirmar a mesma proposição, o teólogo considera tal afirmação no âmbito do discurso religioso e o filósofo no âmbito do puramente racional.
Alternativa assinalada
4)
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III, e IV, apenas.
→ e) I, II, III e IV.
Alternativa assinalada
5)
→ a) I e II, apenas.
Alternativa assinalada
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA