1)
Há alguns anos, quando os layouts flexíveis eram quase um “luxo” para sites, as únicas coisas que eram flexíveis em um design eram as colunas de layout e o texto. As imagens podiam facilmente quebrar layouts e até mesmo colunas flexíveis quebravam a forma de um layout quando pressionados o suficiente.
Projetos flexíveis não eram realmente tão flexíveis, eles podiam dar ou tirar algumas centenas de pixels, mas a maioria das vezes não conseguiam ajustar os tamanhos entre a utilização em um desktop para um tablet, por exemplo.
Agora podemos tornar as coisas mais flexíveis, os textos podem ser ajustados automaticamente e temos soluções alternativas para que os layouts nunca quebrem. Embora não seja uma solução completa, a solução nos oferece muito mais opções.
Não podemos negar que o texto é um dos componentes primordiais da web. Tendo isso em mente, existem alguns pontos que devemos considerar para que possamos desenvolver um bom texto responsivo.
A cerca dos seus primeiros conhecimentos relacionados ao texto responsivo, julgue as afirmativas abaixo, e marque a que está ERRADA:
Alternativas:
a)
A escolha da fonte pode ser dificultada por conta do grande número de fontes disponíveis na web, pois você poderá navegar e baixar inúmeras fontes atraentes, e essa facilidade pode apresentar algumas desvantagens, pois usar uma fonte personalizada em seu site significa adicionar a tarefa extra de solicitação HTTP para obter a fonte, e ao carregar a fonte, o navegador pode mostrar Flash de texto sem estilo (FOUT) e Flash de texto invisível (FOIT).
b)
A escolha do tamanho da base da fonte você deverá considerar a plataforma (desktop / mobile) e o tipo de página da web (Text-Heavy Page / Interaction-Heavy Page). Se você estiver desenvolvendo um site para desktop e celular, usar um tamanho de fonte mínimo de 16 px é um bom começo, esse é o tamanho de fonte padrão na maioria dos navegadores.
c)
A escala de tipo de manutenção é uma série de tamanhos de tipos de fontes que se correlacionam porque aumentam na mesma proporção. Você tendo o tamanho básico, a próxima etapa é escaloná-lo usando alguma proporção. Isso determinará o tamanho da fonte para o cabeçalho, título, subtítulo, corpo e assim por diante.
d)
Uma das piores práticas para tornar o texto responsivo na web é usar unidades relativas como rem e em. Usar isso na propriedade CSS significa que seu valor é relativo ao tamanho da fonte do elemento.
Alternativa assinalada
e)
Ler um texto muito longo pode causar cansaço. Existem bons estudos que verificaram que o comprimento ideal é entre 45 a 75 caracteres (incluindo espaços e pontuação). E quanto ao movimento vertical, a linha muito estreita pode dificultar a leitura, e quando muito larga pode fazer com que o conteúdo perca coesão, desse modo você pode ajustar o line-height para acomodar isso, uma boa prática é definir 150% tamanho da fonte
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escolha da fonte pode ser dificultada por conta do grande número de fontes disponíveis na web, pois você poderá navegar e baixar inúmeras fontes atraentes, e essa facilidade pode apresentar algumas desvantagens, pois usar uma fonte personalizada em seu site significa adicionar a tarefa extra de solicitação HTTP para obter a fonte, e ao carregar a fonte, o navegador pode mostrar Flash de texto sem estilo (FOUT) e Flash de texto invisível (FOIT).
Explicação:
A Escolha da fonte: existem “milhares de peixes no mar”, não é mesmo? E desse mesmo modo temos as fontes para a web. Você poderá navegar e baixar inúmeras fontes atraentes, e essa facilidade pode apresentar algumas desvantagens, pois usar uma fonte personalizada em seu site significa adicionar tarefa extra de solicitação HTTP para obter a fonte, e ao carregá-la o navegador pode mostrar Flash de texto sem estilo(FOUT) e Flash de texto invisível(FOIT), desse modo, existem alguns passos que você pode seguir para impedir o FOUT/FOIT, como (THAM, 2020):
• Incluir apenas a espessura e o estilo da fonte necessária, por exemplo, se você utilizar o Google Font CDN, terá como escolher a fonte que deseja adicionar
• Preparar combinações de fallback, caso a fonte não possa ser carregada, o navegador tentará carregar a fonte que você especificou a seguir. Esse é um exemplo típico do uso da fonte Arial como substituta para Roboto, na Figura 3 mostra como o FOUT acontece se a fonte substituta for carregada antes da fonte principal.
Por padrão a fonte é baixada após o navegador ver os arquivos CSS que se referem a ela, para acomodar isso, você pode pré-carregar sua fonte.
Fonte: Livro didatico unidade 3 PROJETANDO LAYOUTS FLUIDOS
A cerca dos nossos conhecimentos relacionados ao texto responsivo, podemos julgar como incorreta a alternativa A.
Escolha de fonte em programação
É inegável que baixar fontes, torna seu site mais atraente, e essa ferramenta pode apresentar algumas desvantagens, mas existem formas de impedir que ocorram os flashs de texto sem estilo (FOUT) e Flash invisível (FOIT).
Entre esses mecanismos impeditivos, existem as etapas possíveis:
- Incluir apenas a espessura e o estilo da fonte indispensáveis;
- Preparar combinações de fallback, caso a fonte seja pesada e não possa ser carregada, o sistema substitui- a a fonte principal;
- Fonte padrão baixada após o navegador ver os arquivos CSS;
- Pré-carregar fonte determinada.
Agrupar seletores em CSS é basicamente uma técnica de atalho para poupar código e torná-lo ágil, pois podemos aplicar propriedades a diversos seletores agrupados.
Aprenda mais sobre seletores CSS aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19729751
#SPJ1