1 gene é formado de quantos introns e exons?
Estava estudando e me bateu essa dúvida. O livro que eu consulto dizia que um gene formava até 3 proteínas sendo assim um único gene tem 2 introns e 3 exons. gostaria de saber o que está certo
Soluções para a tarefa
Até onde sei, faltam muitas informações para determinar qual o número de genes num cromossomo (mesmo porque há diferenças morfológicas entre os cromossomos de uma mesma espécie) e, num gene, quantos segmentos codificam efetivamente uma proteína (ou um polipeptídio = molécula com até 80 aminoácidos), os chamados exons. Há casos, ainda em estudo, de genes que codificam mais de uma proteína diferente (splincing alternativo) ou de uma mesma proteína com funções diferentes, dependendo do tipo de tecido celular. Ou seja, o dogma da Biologia que afirma "um gene ⇔ uma proteína (ou uma enzima)" está sendo desfeito.
Os segmentos do gene que codificam um "RNA transitório" o qual, depois, se transforma em RNA mensageiro pela exclusão de nucleotídeos´são chamados de íntrons, mais conhecidos como DNA-lixo mas que apresentam função reguladora sobre os exons e suas transcrições. Sabe-se também que o tamanho maior dos íntrons (que interfere na distância entre os exons) aparece em organismos mais complexos.
A complexidade de um organismo tem relação com a variedade de suas proteínas. Mas um organismo complexo pode apresentar menos cromossomos (e, portanto, menos genes). Supõe-se então que, num gene, módulos de exons e íntrons podem se combinar de diversas formas aumentando a diversidade proteica.
Pesquisei e não encontrei nada sobre haver um padrão onde cada gene teria especificamente 3 exons e 2 introns. Apenas que os exons são menos frequentes e mais "curtos" (têm cerca de 150 nucleotídeos enquanto que os íntrons têm centenas) e que isso aumenta as chances de recombinação gênica.
Espero ter ajudado.