Biologia, perguntado por tania3450, 4 meses atrás

1. (Fuvest-SP) Células de embrião de drosófila (2n = 8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá? a) 4 e 4. e) 16 e 16. c) 8 e 8. d) 8 e 16. b) 4 e 8.​

Soluções para a tarefa

Respondido por beevinis
9

Em relação ao tratamento utilizado nas drosófilas e o número de cromossomos e cromátides, a alternativa correta é a letra → D) 8 e 16.

  • Mitose

Sobre as células de embrião se multiplicando nas moscas (drosófilas), elas estão passando pelo processo denominado mitose, onde passa pelas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Assim, o fuso mitótico é responsável por organizar os cromossomos em uma determinada posição e, como foi citado no enunciado, ele foi inibido e não passou por esse processo.

Portanto, com a inibição do processo, o número de cromossomos permaneceu com 8 e as cromátides (cada "bracinho" do cromossomo) é de 16. Para saber o número de cromátides, basta multiplicar o número de cromossomos por dois: 8 x 2 = 16.  

Veja mais em:

  • ☞ brainly.com.br/tarefa/52078060
  • ☞ brainly.com.br/tarefa/39780099

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes