1. (FUVEST-SP/2002) – “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961). Esse Manifesto revela que os militares *
1 ponto
a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
b) justificavam uma possibilidade de intervenção armada para garantir o regime democrático.
c) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
d) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
2. (FMJ SP) – Em 31 de março de 1964, os militares brasileiros, apoiados pelos Estados Unidos e por parcelas da classe política e empresarial do país, assumiram o controle do Estado por meio de um golpe. A justificativa para esse golpe de Estado baseava-se na proteção contra: *
1 ponto
a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
b) as ditaduras fascistas em franco processo de expansão no continente sul-americano, já instaladas na Argentina e no Chile.
c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho à tradição brasileira.
d) a violação dos direitos individuais garantidos na Constituição que vinha sendo praticada desde a renúncia de Jânio Quadros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-b) justificavam uma possibilidade de intervenção armada para garantir o regime democrático.
Explicação:
Os militares estavam dispostos a intervir porque, segundo o manifesto, um governo presidencialista de João Goulart levaria o país ao caos porque representaria um modelo ideológico comunista ou socialista.
Resposta:
2-a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
Explicação:
O golpe civil-militar de 1964 foi justificado como uma proteção da democracia contra a ameaça do comunismo internacional.
QUESTÃO 01
A alternativa correta é a LETRA B: justificavam uma possibilidade de intervenção armada para garantir o regime democrático.
Os militares viam-se dispostos a intervir tendo em vista que, de acordo com o manifesto, o governo do presidente João Goulart faria com que o país fosse levado ao caos, considerando que representaria um modelo ideológico socialista ou comunista.
QUESTÃO 02
A alternativa correta é a LETRA A: o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
O golpe de Estado de 1964 foi justificado como sendo uma proteção da democracia diante da ameaça do comunismo internacional. Assim, os militares brasileiros (contanto com o apoiado dos Estados Unidos e de parcelas da classe empresarial e política assumiram o controle do Estado no dia 31 de março de 1964.
Espero ter ajudado!