História, perguntado por silvestredaniel32, 7 meses atrás

1. (FURG RS/2005) O modelo político predominante no cenário brasileiro, na maior parte do período que vai desde a queda do Estado Novo até a instauração dos Governos Militares, ficou conhecido como: * 1 ponto a) Sindicalismo. b) Populismo. c) Jacobinismo. d) Integralismo. 2. (UFTM/2007-adapt.) Em 1947, durante a presidência do general Eurico Gaspar Dutra, o registro do PCB foi cancelado e seus representantes no Legislativo perderam o mandato. Essa medida foi justificada pelo fato de que: * 1 ponto a) o PCB era filiado a uma organização política internacional, a Internacional Comunista, o que comprometeria sua lealdade ao Brasil. b) o governo instituiu o bipartidarismo, com a criação da Arena, partido governista, e do oposicionista MDB. c) o partido não alcançara o quociente eleitoral mínimo, além de defender publicamente a revolução marxista. d) o Congresso, controlado pela UDN, assumiu uma postura conservadora e queria barrar o crescimento do comunismo.


silvestredaniel32: galera e a
silvestredaniel32: 1 B
silvestredaniel32: 2 A

Soluções para a tarefa

Respondido por RayCrime
56

Resposta:

1-B

2-A

Explicação:

Aula Paraná


celbackup2016: CORRETO OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAA
Respondido por camargokarla
28

Resposta:

1. (FURG RS/2005) O modelo político predominante no cenário brasileiro, na maior parte do período que vai desde a queda do Estado Novo até a instauração dos Governos Militares, ficou conhecido como:

a) Sindicalismo.

b) Populismo.

 c) Jacobinismo.

d) Integralismo.  

Explicação :

Embora existam muitas discussões e controvérsias sobre esse conceito político, podemos caracterizar como populismo o modelo político predominante no período que vai desde a queda do Estado Novo até a instauração dos Governos Militares no Brasil.

2. (UFTM/2007-adapt.) Em 1947, durante a presidência do general Eurico Gaspar Dutra, o registro do PCB foi cancelado e seus representantes no Legislativo perderam o mandato. Essa medida foi justificada pelo fato de que:

a) o PCB era filiado a uma organização política internacional, a Internacional Comunista, o que comprometeria sua lealdade ao Brasil.

 b) O governo instituiu o bipartidarismo, com a criação da Arena, partido governista, e do oposicionista MDB.

c) O partido não alcançara o quociente eleitoral mínimo, além de defender publicamente a revolução marxista.

d) O Congresso, controlado pela UDN, assumiu uma postura conservadora e queria barrar o crescimento do comunismo.

Explicação :

A filiação do PCB à Internacional Comunista foi a justificativa legal para o cancelamento de seu registro em 1947.

Perguntas interessantes