História, perguntado por fernandesmath14, 1 ano atrás





1) Foi um relevante fator para a vitória revolucionária russa em 1917:


a) A liderança camponesa exercida Vladimir Lenin, inaugurando uma URSS fundamentalmente agrária e justa.

b) O quadro de extrema pobreza associado a um regime autoritário e pouco preocupado com as questões operárias e camponesas.  

c) A reforma agrária realizada por Nicolau II, fortalecendo o campesinato em sua capacidade de financiamento do processo revolucionário.

d) O nacionalismo econômico de Nicolau II, que estatizou os meios de produção com o intuito de esvaziar as propostas radicais dos bolcheviques.

e) O apoio incondicional da Igreja Ortodoxa Russa à família Romanov, provocando a ira revolucionária popular.



2) A Revolução Russa de 1917 constituiu uma transformação profunda na história das sociedades ocidentais, na medida que rompe ao mesmo tempo com um modelo de sociedade aristocrática, a Rússia czarista, e com a unidade da economia capitalista. Nesse contexto, a revolução de Outubro de 1917 pode ser caracterizada como:  


a) uma revolta camponesa contra as reformas capitalistas ocorridas na área rural desde o final do século XIX.  

b) um movimento de caráter proletário com o objetivo de depor o Czar Nicolau II.  

c) uma insurreição liderada pela burguesia russa contra o autocrático regime czarista; esse movimento foi sucedido pela revolução proletária de novembro.  

d) uma revolução proletária liderada pelos bolcheviques e sovietes contra o chamado governo provisório.  

e) um golpe de estado liderado por mencheviques e bolcheviques contra o czarismo.



3) O programa político proposto por Lenin, em 1917, por meio das Teses de Abril, propunha:

a) Um governo de coalizão entre trabalhadores e burgueses.

b) Concessão à defesa nacional, dando total apoio ao governo provisório.

c) A manutenção da Rússia na 1º Grande Guerra.

d) Uma aliança entre czaristas para derrubar o governo de Kerensky.

e) A retirada imediata do Exército russo do conflito mundial em andamento.



4) A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:  


a) A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.  

b) A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente.  

c) Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx-Frederico Engels.  

d) Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a ideia da “Revolução Permanente”, de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo.  

e) A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.


2 / 2

5) Leia o texto a seguir.  


“Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica – o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.”  

NETO, J. P. O que é Stalinismo. São Paulo: Brasiliense, 1981.  


Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que:


a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.  

b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.  

c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva.  

d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.  

e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavohenrisende
14

Resposta:

1) B

2) D

3) E

4) C

5) B

Explicação:

1) A população russa era de extrema pobreza comparada com outras nações da Europa Ocidental. No começo do século XX, a Rússia estava se industrializado, onde veio grandes fábricas onde o povo trabalhava muito, e recebia pouco. Ainda havia resquícios de feudalismo na sociedade russa, grande maioria do povo era analfabeta e passava fome, ao contrário de pessoas do governo monarquista, que eram bem ricas, e com alto custo de vida.

2) Na Revolução de Fevereiro, o Czar abdicou do trono forçadamente. Depois veio o governo provisório, chamado de Duma, comandada pelos mencheviques, onde eles fizeram péssimas decisões e impopulares, o que deixou a população revoltada, como a permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que foi um fator decisivo para a Revolução de Outubro, onde derrubaria o governo provisório.

3) Lenin prometia três coisas básicas para a população: Paz (A saída imediata da Rússia na Primeira Guerra), Pão (Comida para todos, pois a população passava fome), e Terra (Ele também prometia a Reforma Agrária, como dividir terras para toda a população).

4) Lenin instaurou um governo proletário, se inspirando nas ideias socialistas de Karl Marx e Friedrich Engels.

5) O NEP permitiu um retrocesso ao capitalismo, pois a Rússia estava em uma situação econômica difícil, o NEP permitia algumas coisas, como:

•Liberdade de comércio interno e externo

•Liberdade de salário aos trabalhadores,

•Autorização para o funcionamento de empresas particulares

•Permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.

Espero ter ajudado ❤

Perguntas interessantes