1. Fernanda tem 28 anos, é casada com João que tem 32, eles já têm dois filhos e não pretendem ter outro, por enquanto. Os métodos anticoncepcionais mais adequados a eles seriam: *
1 ponto
a) as camisinhas, masculinas e femininas usadas juntas para garantir a máxima eficácia.
b) a vasectomia para ele ou a laqueadura para ela, pois são métodos seguros.
c) o DIU, que mais tarde ela poderia retirar caso queiram ter outro filho ou o uso de pílula anticoncepcional para evitar a ovulação e consequentemente a gravidez.
d) a tabelinha ou o coito interrompido, afinal são métodos mais naturais de evitar uma gravidez indesejada.
2. É possível observar a eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados através do quadro a seguir. Sobre a eficácia desses métodos estão corretas todas as afirmativas, exceto: *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) a tabelinha e o coito interrompido são métodos anticoncepcionais comportamentais, pouco eficientes e seguros, por isso a porcentagem de casos em que ocorreu gravidez quando utilizados estes métodos é tão alta comparada a outros métodos.
b) a camisinha é um método de barreira bastante eficiente, simples e seguro inclusive contra as ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis).
c) os métodos anticoncepcionais cirúrgicos (ligação de trompas – laqueadura e a vasectomia) são bastante eficientes e na grande maioria dos casos considerados irreversíveis.
d) a pílula anticoncepcional é um método bastante eficiente se administrada da forma correta, é um método hormonal que age impedindo que os espermatozoides consigam subir pelo canal vagina, atingindo a tuba uterina e consequentemente impedindo assim, a fecundação.
matemática 1-D 2-D
ciências 1-c 2-D
historia 1-A 2-B
educação física 1-B 2-C 29/10
Soluções para a tarefa
Alternativa correta.
c) o DIU, que mais tarde ela poderia retirar caso queiram ter outro filho ou o uso de pílula anticoncepcional para evitar a ovulação e consequentemente a gravidez.
Pelo fato do casal acima não reconhecer a importância de uma possível vasectomia ou ligação de trompas, os métodos contraceptivos mais eficientes para que se evitasse uma futura gravidez, seria a utilização de DIU e pílulas anticoncepcionais, compreendidos como não definitivos.
Alternativa correta.
c) os métodos anticoncepcionais cirúrgicos (ligação de trompas – laqueadura e a vasectomia) são bastante eficientes e na grande maioria dos casos considerados irreversíveis.
De fato, os métodos acima são extremamente eficazes, e também irreversíveis, para pessoas que não apresentam qualquer vontade de ter mais filhos, de uma forma geral.
Sobre os métodos anticoncepcionais temos as seguintes questões:
Questão 1. c) o DIU, que mais tarde ela poderia retirar caso queiram ter outro filho ou o uso de pílula anticoncepcional para evitar a ovulação e consequentemente a gravidez.
Dentre as formas anticonceptivas reversíveis mais eficazes estão o DIU e a pílula anticoncepcional. A vasectomia é contraindicada em homens jovens, pois não é reversível, portanto eles precisariam aguardar mais alguns anos para realizar o procedimento.
É importante frisar que se recomenda o uso da camisinha além desses outros métodos, pois mais do que pensar na prevenção da gravidez é importante pensar na segurança do sexo e evitar a transmissão de doenças.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/22914267
Questão 2. d) a pílula anticoncepcional é um método bastante eficiente se administrada da forma correta, é um método hormonal que age impedindo que os espermatozoides consigam subir pelo canal vagina, atingindo a tuba uterina e consequentemente impedindo assim, a fecundação.
Essa afirmação é errada porque a pílula anticoncepcional é um método hormonal, e não de barreira física. Métodos de barreira física, que evitam o encontro dos gametas e a fecundação, são as camisinhas e o diafragma feminino.
É importante ficar claro que o diafragma é um anticonceptivo, mas não protege contra as DSTs, sendo que a única proteção contra essas doenças é a camisinha. A falta de conhecimento sobre as DSTs está levando os jovens a utilizar cada vez menos as camisinhas e os índices de pessoas com HIV têm aumentado consideravelmente na última década.
Portanto, independente da forma de anticoncepção escolhida é fundamental sempre fazer uso da camisinha.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3536987