1. Fazer uma pequena pesquisa sobre o Conto em Português. O que
é o Conto? Quais são as características do Conto? Quais os tipos de
contos? Quais os principais contistas brasileiros e Espanhóis?
Escreva exemplos de contos Brasileiros e Espanhóis.
Soluções para a tarefa
Contos
•Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas. O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária Brasileira.
As principais características do conto são a presença dos elementos tradicionais da narrativa – personagens, tempo, espaço e enredo – em suas formas concisas. O conto pode ser definido como uma narrativa curta e com um único conflito. Isso significa que, nessas histórias, há poucos personagens, o tempo e o espaço são reduzidos ao essencial e, além disso, o enredo (a sequência de ações pelas quais os personagens passam) é marcado pela existência de um único acontecimento relevante. Dessa forma, em geral, os contos apresentam apenas um clímax (aquele momento de maior tensão da narrativa).
Tipos de conto são Contos de Fadas, Contos de Terror, Contos Fantástico.
8 Contistas Brasileiros são:
Machado de Assis
Murilo Rubião
Álvares Azevedo
J. J. Veiga
Dalton Trevisan
Clarice Lispector
Rubem Fonseca
Jêronymo Monteiro
8 Contistas Espanhóis são:
Ángeles Caso
Enrique Labarta Pose
Álvaro Fernández Suárez
Elvira Lindo
Quim Monzó
Núria Añó
Juan Manuel de Prada
Olga Xirinacs Díaz
Exemplos de Contos Brasileiros
1. Missa do Galo, 1893
Nogueira, o protagonista, relembra em Missa do Galo um evento ocorrido anos atrás na Corte, quando tinha 17 anos.
O narrador cria com o leitor uma relação de intimidade estabelecendo uma conversa com um tom confessional. Em algumas poucas páginas, Nogueira revela o misterioso diálogo que teve com Conceição, uma mulher mais velha e casada, no dia da noite de Natal.
2. O espelho, 1882
O espelho é dos poucos contos machadianos que possui subtítulo (Esboço de uma nova teoria da alma humana). A história narrada, em poucas páginas, tem como protagonistas cinco homens entre quarenta e cinquenta anos. Reunidos em uma casa em Santa Teresa, os amigos discutem os dramas centrais do universo. Até que um dos homens, o Jacobina, propõe uma teoria peculiar: os seres humanos possuem duas almas. Para provar a sua tese, Jacobina conta uma história pessoal ocorrida aos 25 anos, quando havia se tornado Alferes da Guarda Nacional.
3. To be or not to be, 1876
O personagem principal do conto machadiano é André, um homem de 27 anos, estagnado profissionalmente, que planeja tirar a própria vida. No dia 18 de março de 1871, decide se afogar no trajeto da barca Rio-Niterói após ter pedido um aumento que lhe foi negado. Por coincidência, nesse mesmo dia, na barca, conhece uma bela moça que muda os seus planos e faz com que a vida de André sofra uma reviravolta.
Exemplos de Contos Espanhóis:
El coleccionista de nubes
O livro mostra o isolamento do narrador e com a impossibilidade de lidar com a vida real onde ele se busca no seu mundo irreal (as nuvens) deixando de lado as pessoas e tudo que o cerca. Na divisão de sua vida, Franco primeiro se deixa levar pela ideia fixa, de fotos, postais, etc, levando-o a se afastar de sua vida social e familiar. Obsecado por suas ilusões, para ele homens e mulheres foram relegados a meros esteios sobre os quais descansavam o firmamento que era o personagem principal, que é onde ele se encontra. Na oferta de trabalho em um revista ele encontra os espaços ideais onde o seu "eu" torna-se feliz, pois pode realizar seus projetos e aprimorar um padrão onde ele se via como parte integrante de sua arte, pos dizia a todos que colecionava nuvens, porque era todas elas. Esta fuga do espaço e da realidade e na necessidade de estar em espaços ideais ao seu "eu" ele após se satisfazer com tudo e achar que a vida havia valido a pena buscou transformar-se naquilo a que ele se indentificava. As nuvens.
GARBANCITO
Grão de Bico é uma das histórias espanholas que nos ensina que para superar todos os obstáculos que surgem no nosso caminho é necessário um esforço e aceitar-nos como somos , ou seja, únicos e valiosos.
Este pequeno personagem nos dá diferentes lições, e ele o faz por meio de aventuras perigosas. Por exemplo, nesta história, um boi come grão de bico com uma mordida. Para sair da barriga, um lugar onde não chove nem neva, sua mãe vai começar a fazer cócegas nele, até que o animal espirre e atire o protagonista pela boca. E pachin, pachin, pachin!
EL LOBO QUE CREE QUE LA LUNA ES QUESO
Era uma vez um lobo muito doce que ficou sem ideias engenhosas para caçar outros animais. Um dia, esse personagem faminto estava prestes a engolir um pedaço de uma raposa que passava, mas o enganou. Especificamente, ela diz a ele então que existe um lugar celestial onde um homem vive com um poço cheio de queijos. Quando eles chegam juntos em casa, e enganados pela história da raposa, o lobo entra no poço para pegar seu queijo, mas não é um queijo real, mas o reflexo celestial da lua. É assim que a raposa vai, feliz e silenciosamente,para casa para ver suas raposas. E há quem diga que o lobo ainda está aí.