1) (Fatec-SP- adaptada) Certa vez um motorista conduzia seu automóvel de massa 1500 kg, e trafegando em linha reta, com velocidade constante de 108 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista. Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s2. Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era *
1 ponto
a) menor do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.
b) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
c) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.
d) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.
2) (UNIFOR) Um bloco de massa 20 kg é puxado horizontalmente por um barbante. O coeficiente de atrito entre o bloco e o plano horizontal de apoio é 0,25. Adota-se g = 10 m/s². Sabendo que o bloco tem aceleração de módulo igual a 2,0 m/s2, concluímos que a força de tração no barbante tem intensidade igual a: *
1 ponto
a) 50N
b) 60N
c) 70N
d) 90N
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)resposta letra D 2)resposta letra D
A intensidade da resultante é de nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais. Enquanto a força de tração no barbante será 90N - letra d).
Vamos aos dados/resoluções:
Quando falamos sobre força resultante, projetamos um sistema de forças onde é produzido um efeito de uma força única (quando levamos em consideração a aplicação de várias forças sobre o corpo).
E sabendo que a velocidade é constante, sabemos que não existe aceleração (fazendo com que a força resultante seja nula) e dessa forma, a força do motor não tem como possuir uma intensidade maior do que a do atrito, até porque ele está no conglomerado de um sistema livre de aceleração.
E quando falamos sobre a segunda questão, temos que: Força Resultante = massa . aceleração. Mas aqui entendemos que existe força de atrito (Fat = μ = Fn).
Logo se o bloco se encontra em um plano horizontal, temos que a força normal é:
Peso = 20 . 10 = 200N ;
Enquanto sua força de atrito será:
Fat = 0,25 . 200 = 50N.
Agora substituindo os valores e aplicando na equação T - Fat = m .a :
T - 50 = 20 . 2
T = 40 + 50
T = 90N.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/22530560
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)